segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Iogurte diminui risco de pressão arterial alta



Os pesquisadores analisaram as dietas de cerca de 2.000 voluntários. Especificamente, aqueles que obtiveram 2% das suas calorias de iogurte eram 31% menos propensos a desenvolver pressão arterial elevada durante um período de 15 anos.
Um novo estudo da Universidade de Minnesota (EUA) descobriu que pessoas que comem iogurte regularmente têm menos probabilidade de desenvolver pressão alta.
Esse tanto equivale a cerca de 40 ou 50 calorias de iogurte por dia, ou cerca de metade de um pote individual típico de 120 gramas.
Pessoas com pressão alta são três vezes mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (derrame) e duas vezes mais propensas a morrer do que as pessoas com pressão arterial normal.
Segundo Rick Miller, membro da Associação Dietética Britânica, o cálcio pode ser responsável pela ligação entre iogurte e pressão arterial baixa.
“O cálcio tem uma infinidade de efeitos sobre o corpo, incluindo um efeito hipo-hipertensivo, o que significa que ajuda a baixar a pressão arterial. Ele é necessário no tecido muscular, incluindo nas paredes dos vasos sanguíneos. O cálcio ajuda a manter os vasos flexíveis”, explicou. “Cálcio a partir de produtos lácteos, como iogurte e leite, são particularmente bons para isso”.
Porém, o efeito só é bom a partir de cálcio que se forma naturalmente no corpo. Tomar muito cálcio em forma de pílula pode ter o efeito oposto: a substância se deposita nas paredes das artérias, resultando em endurecimento das mesmas.
Segundo o professor Gareth Beevers, da Associação de Pressão Arterial, outros estudos já mostraram que o iogurte tem um pequeno efeito na redução da pressão arterial, mas não deve ser considerado uma forma de diminuí-la em pessoas que já têm hipertensão. “Eu considero o iogurte parte de um estilo de vida saudável”, disse.[Telegraph]

Nenhum comentário: