domingo, 7 de outubro de 2012

Serra e Haddad vão disputar o 2º turno na eleição em São Paulo - Política


Após reviravolta e queda de Celso Russomanno, do PRB, nas últimas semanas de campanha, maior colégio eleitoral do País assiste à disputa entre PSDB e PT pela prefeitura.


Após uma reviravolta na reta final da eleição em São Paulo, a disputa do segundo turno no maior colégio eleitoral do País envolverá os candidatos do PSDB, José Serra , e do PT, Fernando Haddad. Segundo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com mais de 97% das urnas apuradas, o ex-governador tinha 30,89% dos votos válidos, enquanto o ex-ministro da Educação ficou com 28,98%.
José Serra sai de casa, na manhã deste domingo, para votar no Colégio Santa Cruz, zona oeste da capital

Até então apontado como grande favorito na corrida pela sucessão paulistana, o candidato do PRB,Celso Russomanno , que liderou a disputa durante a maior parte da campanha, terminou como o terceiro mais votado, com 21,50% dos votos válidos.
Na quarta colocação, ficou o candidato do PMDB, Gabriel Chalita , com 13,56%, seguido porSoninha Francine , do PPS (2,66%), Carlos Giannazi, do PSOL (1,01%), Paulinho da Força , do PDT (0,63%), Levy Fidelix, do PRTB (0,32%), Ana Luiza, do PSTU (0,21%), Miguel Manso, do PPL (0,12%), José Maria Eymael, do PSDC (0,09%) e Anaí Caproni, do PCO (0,02%).
A disputa na maior cidade do Brasil vinha embolada nesta reta final, após Russomanno, que liderava as pesquisas, despencar nas últimas semanas de campanha.
Futura Press
Candidato à prefeitura pelo PT, Fernando Haddad vota na Universidade Ibirapuera, em Indianópolis, acompanhado de sua família

Na véspera do pleito, pesquisa do Ibope apontava empate triplo entre Serra, Haddad e Russomanno, todos com 26% dos votos válidos, enquanto o Datafolha mostrava empate técnico, com Serra numericamente à frente (28% dos votos válidos), seguido por Russomanno (27%) e Haddad (24%).
Mesmo tendo desidratado na reta final, a candidatura de Russomanno surpreendeu tanto os adversários quanto especialistas. De um partido pequeno, o PRB, e contra as máquinas estadual - do PSDB - e federal - do PT -, o candidato se valeu de ser um velho conhecido do eleitorado, menos por sua trajetória política e mais pelos seus programas na televisão. Antigo repórter do policialesco Aqui e Agora , nos anos 1990, pouco antes do início da campanha, Russomanno apresentava um quadro no Balanço Geral, da TV Record , em que defendia os consumidores lesados por empresas em suas compras.

Nenhum comentário: