segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Descoberta a mais avançada fortaleza da Era do Bronze




La Bastida fica localizada na serra de Totana, na região de Múrcia (Espanha), e foi descoberta por arqueólogos da Universidade Autônoma de Barcelona. Os pesquisadores desenterraram as torres ao longo de 69 metros, mas acreditam que o perímetro total da edificação seja de cerca de 300 metros.
Diferentemente de uma apostila de matemática, os livros de história estão sempre mudando. Principalmente quando se trata do passado distante dos seres humanos. A novidade da vez vem direto da Era do Bronze. Arqueólogos espanhóis descobriram uma estrutura impressionante, batizada de La Bastida, que é o local mais avançado em termos arquitetônicos já encontrados desse período histórico. A fortaleza, que possui seis torres em formato de pirâmide, tem cerca de 4,2 mil anos.
O povoado de La Bastida ocupou uma extensão superior a 40 mil metros quadrados e viveu seu esplendor em torno do ano 1.500 a.C.
As construções foram feitas com grandes pedras e argamassa de cal. As paredes são grossas, com três metros de largura e até sete de altura. As entradas para o povoado eram protegidas por gigantescas portas, que eram mantidas fechadas com grossas vigas de madeira. O arco da porta está em ótimas condições, e é o primeiro da Europa pré-histórica já encontrado.

Técnicas de defesa avançadas

Chama atenção as características militares únicas de La Bastida. Por exemplo, a argamassa de cal utilizada nas construções apresenta uma solidez excepcional, e é segurada fortemente por pedras que tornam as paredes impermeáveis. Ou seja, invadir esse povoado não seria uma tarefa fácil.
O portão dos fundos do povoado tem sua entrada escondida e coberta, o que exigiu grande planejamento de estrutura defensiva, assim como avançadas técnicas de engenharia.
Todos esses elementos levam os pesquisadores a crer que La Bastida foi provavelmente a cidade mais poderosa da Europa durante a Idade do Bronze.
Abaixo, confira um interessante documentário sobre La Bastida, em duas partes (em espanhol). [LiveScience/Dienekes/La Bastida]

Nenhum comentário: