sábado, 30 de abril de 2016

Relação entre irmãs siamesas é tão forte que elas nem cogitam se separar

Ver as imagens
As irmãs siamesas Pin Pan nasceram sete anos atrás, na Tailândia, ligadas pela cintura. Cada uma com uma cabeça e dois braços 100% funcionais e independentes. Abaixo do abdômen, porém, uma controla uma perna, enquanto a outra tem a capacidade de mexer o outro lado.  
Elas moram com os avós em Nakhon Sawan, cidade localizada a 250 km de Bangcoc, e garantem que são “felizes, normais” como qualquer outra dupla de irmãos. O laço entre Pin e Pan é tão intenso que as gêmeas não querem se separar, mesmo se um dia os médicos afirmarem que isso é plenamente possível.  
Trabalhando em conjunto, desenvolveram uma forma diferente de andar que, apesar de não ajudá-las a acessar cômodos, escadas e portas com facilidade, dá certo. Elas conseguem se alimentar separadamente e fazem coisas que boa parte das crianças também faz; como brincar no playground, na rua ou nos celulares.
Ver as imagens
Entretanto, pelo fato de serem ligados na cintura, as irmãs sentem bastante vontade de urinar frequentemente, o que causa muito desconforto e dor. Em uma cena filmada pela instituição de caridade Bright Volunteers (ligada à rede local Bright TV), é difícil não se comover com o choro de Pin quando as dores na pélvis atacam (assista abaixo).
Em entrevista ao jornal inglês The Sun, a avó das irmãs afirmou que a dupla não pretende se separar. “Elas não gostam de que digam o que devem fazer. Se querem fazer algo, vão e fazem. São crianças muito espontâneas e teimosas”, afirmou.  
A matriarca também contou que a personalidade delas é bem diferente. “Uma gosta do cabelo curto e repicado, enquanto a outra prefere longo. Uma adora comer macarrão, a outra não passar nem perto”, completou.
Ver as imagens
Segundo a família, não só parentes como também médicos já sugeriram buscar a separação das meninas, mas a ideia não foi cogitada nem por elas, nem por quem é mais próximo. “Talvez fosse positivo se elas se separassem”, admitiu o avô. “Mas eu não acho que seja possível, e elas são felizes assim.”
É difícil vislumbrar como será no futuro a saúde de Pin e Pan, mas uma coisa é certa: elas têm vontade de sobra para vencer na vida. “Eu nunca desejei que fossem separadas, mesmo se desse para separá-las. Isso nunca passou pela minha cabeça”, concluiu a avó, que torce para que suas netas estudem e se tornem médicas para, desta forma, ajudar outras pessoas com necessidades especiais.
Abaixo, veja a reportagem da Bright TV com as meninas Pin e Pan (em inglês):
Fotos: Reprodução/Bright TV

Nenhum comentário: