sexta-feira, 29 de abril de 2016

Aposentada colhe batata-doce de 13 quilos em terreno baldio em Taubaté

Do G1 Vale do Paraíba e Região

Aposentada mostra batata-doce 'gigante' junto com moradores do bairro (Foto: Rauston Naves/Vanguarda Repórter)Além da batata de 13 quilos, foram colhidas outras duas (Foto: Rauston Naves/Vanguarda Repórter)
Uma aposentada colheu uma batata-doce com mais de 13 quilos na tarde de quinta-feira (28) em um terreno baldio no Estoril, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Outras duas batatas, com 7 quilos e 3,5 quilos, também foram colhidas pela aposentada Vera Oliveira.
Ela afirma que foi ao local da colheita somente para pegar terra para fazer plantações em sua casa, quando encontrou as batatas com um tamanho incomum.
“Eu tenho quase 60 anos e nunca vi uma batata-doce desse tamanho. Fui ao terreno baldio para fazer outra coisa e até fiquei assustada em ver tantas batatas tão grandes assim bem perto de casa”, contou Vera.
Aposentada mostra batata-doce 'gigante' junto com moradores do bairro (Foto: Rauston Naves/Vanguarda Repórter)Aposentada (de blusa branca) e outros moradores
posam com as batatas colhidas
(Foto: Rauston Naves/Vanguarda Repórter)
Com as batatas em casa, a aposentada define agora o que vai fazer com os vegetais.
“Estou vendo o que vou fazer com elas, comer, vender, dar para alguém, ainda não sei. Estou pensando em levar em uma academia para os fortões tirarem fotos com ela, pois é um alimento típico deles”, disse ainda a aposentada.
Segundo Antonio Duarte, professor do curso de agropecuária da escola Agrícola de Jacareí, o vegetal poderia crescer ainda mais se não fosse removido da terra. De acordo com ele, a batata-doce deveria estar plantada há pelo menos três anos.
"Respeitando o ciclo correto do alimento, uma batata-doce pesa até por volta de 800 gramas. É muito raro encontrar uma de 13 kg, nesse caso deixaram o alimento provavavelmente por mais de 3 anos plantado, e ele foi crescendo, como de costume. Agora é preciso confirmar somente se ela está boa para comer", afirmou o especialista
.

Nenhum comentário: