terça-feira, 26 de abril de 2016

Justiça do Rio bloqueia R$ 648 milhões das contas do estado












A Justiça do Rio determinou nesta terça-feira (26) o bloqueio de mais de R$ 600 milhões das contas do estado. O dinheiro é para pagar 137 mil aposentados e pensionistas que ainda não receberam os benefícios de março.
São pelo menos oito ligações de cobrança por dia, mas não tem como pagar. Dona Fátima e o marido estão sem receber a aposentadoria desde o começo de abril. Só com os remédios dele, paciente de Parkinson, são mais de R$ 1 mil por mês. O medicamento mais importante para o tratamento da doença acabou nesta terça-feira e não vai dar para comprar.

Cheque especial, IPTU, plano de saúde, escola dos netos, água, luz, telefone, cartões de crédito, tudo atrasado. E os cartões, que são usados pra comprar os remédios, foram bloqueados. Isso se repete em muitas casas dos servidores aposentados do estado do Rio. E essas contas representam parte de um drama de quem trabalhou muito para chegar até aqui.

“Eu e meu marido trabalhamos muito, sério, com muito afinco. Eu era funcionária pública, mas eu ia trabalhar todo dia, não era funcionária fantasma, não. Eu vejo a televisão todo dia, pessoas desesperadas que não têm dinheiro para pagar seu aluguel. Isso é humilhante para qualquer classe”, lamenta Maria Fátima, servidora aposentada.

São muitas histórias tristes.

“Pra comer eu estou pedindo o cartão de crédito emprestado a uma colega da minha esposa. Ela está comprando no cartão de crédito para eu posteriormente pagar quando tiver dinheiro. É triste. É triste mesmo”, relata o policial militar aposentado Eugênio Bordoni.

No fim da tarde desta terça, a Justiça determinou a apreensão de R$ 648 milhões de quatro contas do governo do estado para pagar pensionistas e aposentados que recebem acima de R$ 2 mil.  A decisão do juiz não mexe nos recursos destinados à saúde, educação e segurança pública.

O governo já havia alegado que o único dinheiro em caixa vem dos empréstimos que fez para atender obras e projetos sociais e, pela lei, não pode ser usado para outro fim.
“São valores sobre os quais o estado não tem a livre disponibilidade. São valores que o estado tem que cumprir aquela determinação estabelecida na lei ou no convênio, mas jamais pagar pessoal com esses recursos. O estado está passando uma dificuldade muito grande, talvez a crise mais severa que o estado tem enfrentado nos últimos anos, uma situação absolutamente dramática, que nos impôs essa circunstância penosa, dificílima, de não pagar todos os aposentados e pensionistas no mês de abril”, afirma o secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola.
Enquanto o dinheiro não é depositado, a espera é angustiante.
“Hoje, no final da minha vida, que eu preciso de dinheiro para pagar minhas contas, para eu sobreviver, estou sobrevivendo como?”, diz dona Fátima.
O Tribunal de Justiça do Rio informou que a apreensão do dinheiro para os aposentados e pensionistas ainda está em andamento. O governo do estado disse que vai recorrer da decisão
.

Nenhum comentário: