segunda-feira, 25 de abril de 2016

AR POLAR INVADE O BRASIL E TEMPERATURA DESPENCA

BOLETIM ESPECIAL - Massa de ar frio de origem polar começou a ingressar pelo Sul e o Oeste do Rio Grande do Sul hoje (25) com acentuada queda da temperatura e rajadas de vento. A MetSul antecipa que a massa de ar frio, de trajetória continental e associada a um grande centro de alta pressão entre o Norte da Argentina e o Sul do Brasil, provocará resfriamento significativo numa extensa área do território brasileiro (mapa com projeção do modelo GFS). O frio nesta semana será mais intenso no Sul do Brasil, onde são esperadas marcas abaixo de zero nas áreas de Serra e geada nos três estados, porém a temperatura cairá muito também no Sudeste, Centro-Oeste e até em parte do Norte do país com friagem na região amazônica. A queda de temperatura será precedida por temporais, alguns localmente fortes a severos com risco de estragos, no Sudeste e no Centro-Oeste.
No Rio Grande do Sul, a temperatura despenca em Porto Alegre e na Metade Norte nesta terça-feira com o avanço do ar polar que vem com vento moderado a forte. No final da terça são possíveis marcas ao redor de 10ºC nos pontos altos de Porto Alegre e de 5ºC a 7ºC nos Aparados e na Serra. Com ar seco, as madrugadas de quarta e principalmente de quinta e sexta, dias que devem ter o predomínio do sol, serão as mais frias da semana. A MetSul projeta minimas entre 1ºC e 3ºC na Campanha, entre 5ºC e 7ºC na Fronteira Oeste, de 4ºC a 6ºC no Centro do Estado e aqui Grande Porto Alegre, 2ºC a 4ºC na Serra do Sudeste, 5ºC a 7ºC no Sul gaúcho, 1ºC a 3ºC no Planalto Médio e Alto Uruguai, e ainda marcas aos redor de 0ºC na Serra com prováveis marcas negativas (-2ºC ou -3ºC) em pontos da Serra (baixadas), Campos de Cima da Serra e baixadas da Metade Norte. A tendência, com base nesta perspectiva de mínimas baixas, é de geada na maioria das regiões e que pode ser forte em alguns pontos. Alguns dados sugerem a possibilidade de um reforço de ar polar no Rio Grande do Sul no fim de semana.
Em Santa Catarina, a temperatura também despenca nesta terça e faz frio na maioria das regiões até o fim do dia. Na segunda metade da semana se espera geada em diversas áreas do Estado e mínimas de 4ºC a 6ºC abaixo de zero na área de Urupema com geada forte. No Paraná, a temperatura despenca de vez na maioria dos municípios na quarta e quinta o amanhecer promete ser gelado em Curitiba e no interior com geada. Em São Paulo, queda acentuada da temperatura na quarta e madrugadas frias na segunda metade da semana, o que deve ocorrer também em Campo Grande e no interior do Mato Grosso do Sul. A MetSul alerta ainda para forte agitação marítima com ressaca nos próximos dias nas costas do Sul e do Sudeste do Brasil. O Rio de Janeiro deve ter entre quinta e sábado uma ressaca maior que a que provocou a queda da ciclovia. (Meteorologistas Luiz Fernando Nachtigall e Estael Sias com mapa GFS/Tibits)

Nenhum comentário: