quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Um “novo” Hércules bem politicamente incorreto

Estreia hoje nos cinemas o filme, que tem no papel principal o fortão Dwayne Johnson, humor e um enredo diferente.

Dwayne Johnson: "Quando encontramos Hércules nesse filme, vemos um Hércules bem diferente do que todo mundo está acostumado (foto: Divulgação)
O filme Hércules que estreia hoje nos cinemas, desmistifica a lenda do herói, vivido por Dwayne Johnson, que tem uma força sobrenatural por ser um semideus: filho de Zeus com uma mortal, na mitologia grega. Na trama, dirigida por Brett Ratner, ele é um mercenário com uma força sobre-humana que criou a lenda para assustar inimigos. Com a ajuda do sobrinho Iolau (Reece Ritchie), que conta e aumenta suas vitórias para o povo, e de sua gangue, Autolycus (Rufus Sewell), Tydeus (Aksel Hennie), Atalanta (Ingrid Bolso Berdal) e Amphiarus (Ian McShane), que o ajudam a matar inimigos por dinheiro às escondidas e deixam a fama ao filho de Zeus.

O destino de Hércules muda quando ele encara seu maior desafio: treinar o Exército do rei da Trácia, Lord Cotys (John Hurt), para lutar contra um forte grupo rebelado, que declara guerra ao rei e está exterminando os habitantes das cidades.

A releitura da lenda também conta com uma boa dose de humor. Hércules e sua turma fazem piadas o tempo todo, inclusive, durante as longas cenas de batalha — que rendem incríveis imagens em 3D. Amphiarus, que, além de guerreiro, também é vidente, protagoniza a cena mais divertida do filme ao prever a própria morte.

O longa ainda é a estreia da modelo russa Irina Shayk, namorada do jogador Cristiano Ronaldo, no cinema. A bela interpreta a mulher de Hércules, que foi assassinada junto com seus filhos no passado, transformando o guerreiro em um herói solitário.

“Eu queria criar uma ótima história com personagens incríveis, pelos quais você se apaixonasse e se importasse. E para essa geração de jovens, não havia um filme definitivo sobre Hércules. O desafio era quem seria esse homem. E eu não sabia até o dia em que Dwayne Johnson entrou na minha casa, se sentou no sofá, me olhou nos olhos e disse: 'nasci para interpretar Hércules'", disse Ratner sobre a dificuldade em encontrar um ator para dar vida a um dos principais personagens da Mitologia Grega.

Mais conhecido por seus trabalhos em filmes de ação, Johnson completou a declaração do diretor: "Quando encontramos Hércules nesse filme, vemos um Hércules bem diferente do que todo mundo está acostumado. Uma das coisas mais incríveis sobre ele é que o poder da mitologia torna-se mais do que apenas força. Torna-se uma história de fé e de aceitação da sua fé", afirmou o ator.

 "Cada um tem suas próprias habilidades: as armas que usam, a aparência, a origem e a história. Tivemos centenas de especialistas em todos os tipos de armas para treinar nosso elenco durante várias semanas e que deram a todos eles as suas próprias habilidades individuais de luta", comenta Ratner. "A ideia era termos um estilo de luta que tivesse poder, porque ele ainda era Hércules. Quando você é atacado por Hércules isso pode ir um pouco mais além. Mais danos são causados. Seu estilo de luta é brutal", completou Johnson.

HÉRCULES NA HISTÓRIA DO CINEMA E DA TV
Kellan Lutz
Com o título original The Legend of Hercules, Kellan Lutz aparece em seu primeiro grande papel após ter interpretado o adolescente vampiro Emmett Cullen na saga Crepúsculo. Dirigido por Renny Harlin (Duro de matar 2, Risco total, O exorcista: O início), o filme retrata um jovem semideus, que ignora a sua ascendência divina, é vendido como escravo e deve lutar para recuperar seu reino.
Kevin Sorbo
Assim como Lucy Lawless sempre vai ser lembrada por Xena: A princesa guerreira, Kevin Sorbo basicamente ficou conhecido por protagonizar a série de TV Hercules: The Legendary Journeys. Exibida de 1995 a 1999, o programa teve seis temporadas, além de alguns episódios especiais.
Ryan Gosling
Young Hercules, série de TV da Nova Zelândia, é um spin-off de Hercules: The Legendary Journeys. Teve apenas uma temporada, com 50 episódios exibidos entre 1998 e 1999, quando o ator Ryan Gosling tinha 18 anos.
Arnold Schwarzenegger
O astro de O exterminador do futuro e O vingador do futuro já viveu o semideus na comédia Hercules in New York (1969).
Lou Ferrigno
No filme italiano Hércules, de 1983, o semideus luta contra robôs gigantes e é interpretado por Lou Ferrigno, ator que viveu o Hulk na TV. O longa recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro (o Oscar dos filmes ruins) e ganhou uma sequência, As aventuras de Hércules, em 1985.
Hércules da Disney (Walt Disney Pictures)
O herói também ganhou sua versão para o público infantil. Lançado em 1997, o filme é um dos únicos da Disney inspirado em mitologia grega em vez de contos de fadas. A música Go the distance foi indicado ao Oscar em 1998 na categoria de melhor canção original.
Steve Reeves
O ator americano interpretou o semideus em filmes como Hércules (1958) e Hércules e a Rainha da Lídia (1959). Ambos os longas foram dirigidos pelo italiano Pietro Francisci.

Nenhum comentário: