segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Rebeldes entregaram mais de 1.200 presos de guerra, diz presidente da Ucrânia

Petro Poroshenko encontrou tropas ucranianas na cidade de MariupolREUTERS/Mykola Lazarenko/Ukrainian Presidential Press Service/Handout via Reuters
Separatistas pró-Rússia entregaram à Ucrânia até o momento cerca de 1.200 prisioneiros de guerra como parte do acordo de cessar-fogo fechado entre as partes, disse o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, nesta segunda-feira (8).
Os dois lados devem trocar todos os seus prisioneiros de guerra como parte do acordo fechado na sexta-feira (5).
A troca de prisioneiros de guerra mediante a fórmula "todos por todos" é um dos principais aspectos do protocolo de 12 pontos assinado em Belarus para se conseguir um cessar-fogo entre o exército ucraniano e os separatistas.
Segundo o líder da autoproclamada república popular de Donetsk, Aleksandr Zakharchenko, na quarta-feira (10) será a vez de Kiev libertar os rebeldes que estiverem em seu poder.
— Já estamos em Mariupol. Esta é nossa terra e não a entregaremos a ninguém. Viva Ucrânia!

O presidente também informou sobre o resgate de 33 soldados ucranianos cercados pelos insurgentes.
As forças de segurança ucranianas reconheceram hoje que a situação na zona é estável, embora durante a noite tenham ocorrido várias tentativas de aproximação em direção a Mariupol por parte dos insurgentes pró-Rússia.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Andrei Lisenko, estimou em quatro tanques, três blindados e dezenas de milicianos as baixas sofridas pelos rebeldes.
Tanto o comando militar ucraniano como os sublevados denunciaram violações da trégua estipulada em Minsk desde o momento de sua entrada em vigor no final da tarde de sexta-feira.
Os incidentes mais graves foram registrados neste fim de semana em Mariupol, cidade estratégica que os rebeldes não conseguiram tomar das tropas ucranianas antes do cessar-fogo.
O governo de Kiev acusa a Rússia de ajudar militarmente os separatistas.

http://noticias.r7.com/internacional/rebeldes-entregaram-mais-de-1200-presos-de-guerra-diz-presidente-da-ucrania-08092014

Nenhum comentário: