domingo, 28 de setembro de 2014

PREFEITURA LIBERA MAIS 200 METROS DA ANTIGA AV. PRESIDENTE KENNEDY


A secretaria de Obras de Duque de Caxias liberou mais um trecho das obras de duplicação da Avenida Governador Leonel Brizola (antiga Presidente Kennedy), na altura do bairro Corte Oito. As obras foram reiniciadas no ano passado, através de um novo convênio entre a prefeitura e o governo do estado, através do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER).
Construído em terreno do  DNER, o
prédio impede a conclusão das obras
A Av. Presidente Kennedy, atual Governador Leonel de Moura Brizola, começou a ser duplicada em 2004 e tem cerca de 15km entre a ponte sobre o rio Meriti, na divisa do município com a Capital, e Campos Elíseos (2º Distrito), fazia parte do traçado original da Estrada Rio-Petrópolis, a primeira rodovia do país em concreto asfáltico, construída e inaugurada em agosto de 1928 pelo presidente Washington Luís, Esse trecho foi transferido para o DER/RJ pelo DNER (atual Denit) depois da abertura de uma variante, ligando a Av. Brasil (Cordovil) a Campos Elíseos.
O novo trecho liberado tem cerca de 200 metros e já fora duplicado pela Prefeitura quando Hydekel Freitas era prefeito nomeado e, totalmente reconstruído, vai facilitar a circulação de veículos, principalmente nos horários da manhã e no final da tarde, quando os trabalhadores estão saindo ou retornando para suas casas. A próxima etapa da obra será a demolição de um prédio ao lado do viaduto do Centenário, desapropriado duas vezes pelo DER, pois, na primeira vez, o órgão não adotou as providências para sua demolição e prédio acabou sendo invadido por mais de uma dezena de famílias de sem tetos.
Com cerca de quinze quilômetros de extensão, a duplicação da antiga Presidente Kennedy começou a ser executada em 2004, no Governo de Rosinha Garotinho, mas ficou praticamente paralisada entre 2009 e 2013, quando o convênio PMDC/DER foi renovado pelo prefeito Alexandre Cardoso.
Com a parceria da prefeitura e o governo estadual os serviços de drenagem e duplicação foram reiniciados no primeiro semestre de 2013. O andamento da obra vem sendo acompanhado diariamente pelo prefeito. (Fotos: Ralff Santos)

Nenhum comentário: