segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Tumultos e arrastões assustam banhistas nas praias do Rio


Em dia atípico de inverno, com sol forte e temperatura acima de 30°C, as praias do Rio ficaram 
lotadas. Para muitos banhistas, o dia de lazer foi interrompido por arrastões na areia e muita confusão. Bombas de efeito moral chegaram a ser disparadas para conter tumultos. Segundo a polícia, pelo menos 30 pessoas foram detidas neste domingo (14) na Zona Sul suspeitas de furtos e roubos.
Imagens gravadas por um cinegrafista amador mostram um rapaz que apanhou de banhistas porque roubou um celular na praia de Ipanema. Oitras imagens exibidas pelo Fantástico mostram que pessoas corriam em direção à calçada por causa de uma briga ou da ação de grupos de assaltantes.

As praias lotadas deste domingo foram um teste para a operação verão, antecipada em três meses pela Secretaria de Segurança Pública. Na orla, 650 policiais reforçaram o policiamento. Eles  viram  grupos de rapazes se movimentando pela, areia,  prenderam  suspeitos  e  dispararam   bombas de efeito moral.
“Um tumulto muito grande, gente correndo, puxando as bolsas, muitas pessoas deixavam até os próprios bens pra poder correr porque a gente não sabia o que tava acontecendo e foi mais de uma vez que aconteceu”, contou a estudante Thaís Ferreira.
“Cheguei cedo aqui pra me divertir com os amigos. O que que acontece? Começou um grupozinho de jovens, tudo novinho, fazendo arrastão, inclusive, quase a minha amiga foi assaltada. Tentaram levar o celular dela, ela falou ‘dá mole, dá mole’. Família, criança se perdendo, e a toda hora, a cada meia em meia hora, uma em uma hora, eles querendo assaltar. Impossível curtir. Eu sempre venho curtir praia, só que hoje tá impossível”, reclamou a recepcionista Ingrid Motta.
“Arrastão de dois em dois minutos... As crianças não podem ficar desse jeito. Tá 'brabo', tá 'brabo' mesmo (sic), lamentou a dona de casa Sônia Alves Barreto ao ser questionada o motivo pelo qual deixava a praia cedo.
No fim da tarde houve mais confusão nos pontos de ônibus lotados, com passageiros entrando pelas janelas do coletivo.
Rio Operação Verão (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar reforçam Operação Verão na orla do Rio (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário: