quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Delegado é preso após atirar em fiel dentro de juizado

Uma audiência de conciliação envolvendo um pastor evangélico e o delegado titular da 79ª DP (Jurujuba) acabou com um membro da igreja baleado dentro do 5º Juizado Especial Cível de Copacabana, na Zona Sul do Rio. O delegado Henrique Paulo Mesquita Pessoa atingiu um membro da igreja Geração Jesus Cristo, liderada pelo pastor Tupirani da Hora. Ele foi levado ao Hospital Miguel Couto, no Leblon, também na Zona Sul. O delegado foi preso por tentativa de homicídio. Segundo a unidade de saúde, o tiro atingiu a vítima de raspão. O fiel, identificado como Carlos Gomes, 29 anos, não corre risco de morte. 




Membro da igreja, identificado como Carlos Gomes, foi atingido
por tiro
 disparado por delegado dentro do Juizado de Copacabana

O autor do disparo foi levado para a 12ª DP (Copacabana). Após a análise
 das câmeras de segurança do Juizado, a delegada titular, Izabela Silva
 Rodrigues Santoni, determinou a prisão do delegado em flagrante por
 tentativa de homicídio. Segundo Santoni, ficou claro nas imagens que o
 delegado tinha a intenção de atirar contra o membro da igreja. 
De acordo com informações de testemunhas, o delegado, se desentendeu
 com o pastor na saída do Juizado. Antes de disparar contra a vítima, ele
 ainda deu uma cabeçada no líder da religião evangélica.
Tupirani disse que a agressão provocou a revolta das pessoas próximas.
 Foi quando o delegado, segundo ele, disparou o tiro. "Ele moveu uma
acão judicial contra um membro da igreja. Quando ele viu que a causa ia
 ser contrária a ele, saiu da audiência, deu as costas para todo mundo e foi
 gritando 'eu sou Lúcifer'. Quando ele passou por mim, me deu uma cabeçada
 que fez meu nariz sangrar. As pessoas gritaram para o delegado 'seu covarde' .
Ele virou pra trás e deu um tiro".  
Na 12ª DP (Copacabana), o titular da distrital de Jurujuba alegou, em
depoimento, que agiu em legítima defesa, após ser agredido pelo
 grupo de religiosos. "Eu fui surrado, estou com a cabeça aberta.
É lamentável o nível de virulência desse homem que se diz liderança
 religiosa. Ele já me ameaçou de morte, disse que está preparando
 a minha forma. Hoje, ele recolheu vinte pessoas para me agredir.
O que eu fiz foi atirar para o chão, na direção deles, para me defender".
Pessoa alega ainda que, por sua atuação contra a igreja comandada
pelo pastor, é alvo de vídeos difamatórios publicados pelo religioso no
Youtube. Ele foi responsável por prender o pastor sob a acusação de
destruir um terreiro de religião matriz africana. "Ele mandou os fiéis
 quebrarem o Templo de Oxalá.  Ele me persegue desde 2009. Me
chama de viado, de macumbeiro. Estou procesando ele civil e
criminalmente. Ele intitula o grupo dele de camisas pretas,
parece mais uma milícia religiosa", declarou.

Nenhum comentário: