terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lula pede votos para Dilma e homenageia Eduardo Campos



 (Ana Luiza Machado/Reprodução TV)

Uma Dilma sorridente, dona de casa e mãe de família apareceu no primeiro programa eleitoral do PT, reapresentando-a à população após quase quatro anos de governo. Os dados positivos da sua gestão, como a criação de novos empregos apesar da crise econômica mundial e a diminuição do número de pessoas que estavam na linha da miséria, foram inicialmente contadas por um locutor que afirmava que "muitas coisas aconteceram sem você perceber". Depois foram repetidas pela própria candidata à reeleição. Mas foi o ex-presidente Lula que por dois momentos chamou a atenção na peça: um pedindo votos, outro homenageando de forma emocionada o ex-governador Eduardo Campos (PSB).

Dilma tentava imprimeir a ideia de que não era a hora de trocar o comando da nação porque “não se pode desistir na primeira dificuldade” e justificava seu argumento começando a combater o tema que mais seus adversários tem discutido, a economia. "A gente olha para a Europa, para os Estados Unidos e vê quantos milhoes de empregos foram destruídos. Aqui nós valorizamos os salários e criamos 11.300.000 postos de trabalho", afirmou ela. 

Outros assuntos como a formatura do Pronatec, o Programa Minha Casa Minha Vida, a destinação dos Royalties para a Educação, mudanças na área social também foram elencados como conquistas. O que está por vir a presidente Dilma também aproveitou para mostrar, por exemplo, os investimentos em infraestrutura (ferrovias, hidrovias, VLT’s, BRT’s) que seu governo vem fazendo. 
 (Ana Luiza Machado/Reprodução TV)

O ex-presidente Lula aparece pedindo que os indecisos votem em Dilma. Na última pesquisa do Ibope, quando a ex-senadora Marina Silva é colocada como candidata após a morte de Eduardo Campos, mostra que a candidata pelo PSB recebeu intenção de votos dos indecisos, já que Dilma e Aécio não diminuem seus percentuais.

"Sei que muita gente votou pela segunda vez em mim sem estar 100% confiante, mas tenho convição que ninguém se arrependeu de ter  me dado o voto de novo. Ao contrário. Porque fiz um segundo governo muito melhor do que o primeiro. Tenho certeza que com Dilma também será assim. Com mais segurança e experiência. (…) Aos que não sabem em quem votar eu digo: o segundo governo de Dilma vai ser melhor que o primeiro, vote sem nenhum receio", discursou Lula. Ele deixou a ideia que o Brasil teria "prejuízos" com a mudança de comando.

No final da propaganda, o ex-presidente reaparece dizendo que pediu a Dilma para encerrar o guia dela dizendo "duas palavras sobre o meu querido companheiro Eduardo Campos". Visivelmente emocionado, Lula disse que a relação que tinha com ele era de pai e filho e por isso o momento era de "profunda dor" com a sua morte. Afirmou que as últimas palavras do solialista deveriam ser incorporadas e que "nunca, jamais devemos desistir do Brasil" e que é desta forma que ele será lembrado.

Nenhum comentário: