sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Autor de cotovelada deve responder por tentativa de homicídio qualificado

Vítima de 30 anos estava na frente de um clube quando foi agredida.

Comerciante está preso na Cadeia Pública de São Roque (SP).

Ana Carolina LevoratoDo G1 Sorocaba e Jundiaí
O comerciante Anderson Tingo de Oliveira deve ser indiciado pela Polícia Civil de São Roque (SP) por tentativa de homicídio qualificado, já que a vítima não conseguiu se defender. Oliveira, que está preso, é apontado como responsável por agredir com uma cotovelada a auxiliar de produção Fernanda Regina Cézar Santiago, de 30 anos. Ela sofreu traumatismo craniano e está internada em estado grave, mas estável, no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (SP) e sem previsão de alta.
Vítima está internada na UTI em Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)Vítima está internada na UTI em Sorocaba
(Foto: Reprodução/TV TEM)
De acordo com a polícia, um inquérito foi aberto para apurar o motivo da agressão. A polícia aguarda ainda um laudo do Instituto Médico Legal (IML) e do prontuário médico. Oliveira ficará preso por 30 dias na Cadeia Pública deSão Roque.
Ainda conforme a Polícia Civil de São Roque, Anderson de Oliveira tem passagem por contravenção penal por envolvimento com máquinas caça-níqueis. Já em relação ao roubo em que matou um ladrão, ele não respondeu por homicídio, pois foi considerada legítima defesa.
Nesta sexta-feira (22), seis pessoas prestaram depoimento na delegacia. Na semana que vem, novas testemunhas serão convocadas na investigação. Ainda segundo a polícia, Anderson confessou a agressão e afirmou ter golpeado a vítima com uma cotovelada por causa de ofensas feitas à irmã dele. À polícia, o comerciante alegou ainda ter agido por um "ato de impulso".
Câmeras de loja flagraram a cotovelada em São Roque (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)Câmeras de loja flagraram a cotovelada em
São Roque (Foto: Ana Carolina Levorato/G1)
As imagens da agressão foram registradas por uma câmera de segurança (veja o vídeo acima). Nelas é possível ver que Fernanda discute com Oliveira, que está com um grupo de pessoas em frente a uma loja de motos, perto de uma casa noturna onde eles estavam momentos antes, na avenida Antônio Dias Bastos. No vídeo, a mulher fala algo para o homem, que a atinge com uma cotovelada. Ela cai e pessoas que estavam no local chamam o resgate, que chega pouco tempo depois.
'Foi uma atitude bruta', diz irmão
Em entrevista ao G1, o irmão de Fernanda, Eduardo Cézar, disse que a família não consegue entender o que aconteceu. "Nós estamos indignados pelo que houve com a minha irmã. Foi uma atitude bruta, totalmente ignorante. Ninguém esperava que ele fosse reagir daquela forma e ninguém sabe ao certo qual o motivo da agressão", afirma o vendedor.

Protesto em redes sociais
“Tivemos acesso às imagens porque sou amigo do dono da loja. Quando vi a cena levei um choque muito grande. Nós o conhecemos e ninguém esperava uma reação tão violenta como aquela”, afirma Eduardo.
Indignados com agressão sofrida pela auxiliar de produção, moradores de São Roque resolveram protestar em redes sociais contra Anderson Tingo de Oliveira. Os usuários se manifestaram, através de uma rede social, em uma página de recomendações e avaliações de bares e lanchonetes. 
Internautas manifestam na página da rede social do bar (Foto: Reprodução/Internet)Internautas manifestam na página da rede social do bar (Foto: Reprodução/Internet)
Entre as publicações, os internautas dizem: "Covarde! Vai pagar criminalmente e seu Bar vai falir por falta de clientes! Mesmo que a moça estivesse alterada, não justifica a violência", diz uma das publicações. E também: "Inconsequente e covarde: tomara que tenha a vida inteira vendo sol nascer quadrado pra pensar no que fez".
Internautas ameaçam boicote e manifestam contra agressão (Foto: Reprodução/Internet)Internautas ameaçam boicote e manifestam contra agressão (Foto: Reprodução/Internet)

Nenhum comentário: