RIO - Por volta das 6h30m (horário de Brasília), o Papa Bento XVI confirmou, em Madri, o Rio como o próximo cenário da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece em 2013, como antecipou o Globo na última terça-feira . Os cerca de sete mil católicos que passaram a madrugada acompanhando o anúncio oficial num telão no Ginásio do Maracanazinho explodiram como uma torcida comemorando um título. A multidão lotou as arquibancadas do ginásio, ornamentado com faixas e bandeiras de diversas igrejas do país. Durante a missa, o Papa Bento XVI fez uma saudação em português para a juventude brasileira:
- Vamos nos encontrar daqui a dois anos na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Até breve, queridos jovens. E que Deus vos abençoe.
FOTOGALERIA: Veja as imagens da comemoração após o anúncio do Rio como a próxima sede do evento católico
CALOR: Imagens da multidão aguardando em vigília a chegada do Papa Bento XVI em Madri
LEIA MAIS: Papa Bento XVI defende o celibato em Madri
A vigília começou às 21h de sábado e só acabou na manhã deste domingo, após o pronunciamento papal. A partir das 21h de sábado, bandas gospel subiram ao palco e mantiveram o público acordado. Às 4h30m, o cônego Marcos William Bernardo celebrou uma missa no ginásio, enquanto Bento XVI fazia o mesmo em Madri, marcando o encerramento da Jornada Mundial da Juventude deste ano, que aconteceu na capital espanhola. O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral, assim como arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, acompanharam o evento em Madri.
O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral acompanharam em Madri a missa celebrada pelo Papa Bento XVI. Sobre o anúncio, Pas acredita que o evento pode reunir até mais participantes que a Copa do Mundo na cidade, em 2014.
- É um evento de dimensões muito maiores do que se pode imaginar. A multidão que vi hoje na celebração da missa e que tomou as ruas de Madri emociona e me faz pensar na proporção que um encontro como este terá na nossa cidade. Com o tamanho do Brasil e da fé do nosso povo, o interesse que vai despertar também nos nossos vizinhos latinoamericanos e nos jovens do mundo inteiro, acredito que vamos ter na Jornada do Rio mais gente até do que se espera durante a Copa de 2014 - diz.
O governador Sérgio Cabral destacou que a união de governos e sociedade vai ser fundamental para o Rio realizar a Jornada.
- Já estamos na contagem regressiva para receber este evento que é imenso, antes de tudo, na esperança, na espiritualidade, na motivação de nossos jovens e de todo o nosso povo do Rio de Janeiro. Como o nosso Cristo Redentor, estamos de braços abertos, esperando essa multidão de jovens de todo o mundo em busca de paz, harmonia, solidariedade. Vamos trabalhar de mãos dadas com a Prefeitura, o Governo federal, a Igreja, a iniciativa privada, as organizações não-governamentais e com toda a sociedade para organizar uma grande Jornada, com muito profissionalismo - afirma.
A expectativa é que o Rio receba cerca de 4 milhões de jovens de todo o mundo. A jornada marcará ainda a primeira visita do Papa Bento XVI à cidade. No sábado, o prefeito Eduardo Paes disse, em Madri, que a Jornada Mundial da Juventude vai ser organizada de modo a ocupar todas as áreas da cidade . Segundo Paes, além do Aterro do Flamengo, local que tradicionalmente recebe eventos do tipo, outras regiões da cidade deverão receber eventos vinculados à jornada da juventude. Paes participou, junto com o governador Sérgio Cabral, de almoço que reuniu 150 autoridades e religiosos em Madri, na Espanha. Na ocasião o governador Sérgio Cabral destacou que a jornada da juventude no Rio será a primeira realizada na América do Sul, e representará uma grande confraternização, reunindo os cristãos e também os adeptos de outras religiões.
Segundo os organizadores, a Jornada Mundial da Juventude que foi realizada na capital espanhola reuniu mais de 1,5 milhão de jovens de 182 países, sendo 21 mil brasileiros. Para o prefeito Eduardo Paes, o Rio tem condições de bater o recorde de público, registrado em 1995 em Manila, nas Filipinas, onde estiveram presentes três milhões de peregrinos. Paes disse que ficou impressionado com a dimensão do evento religioso em Madri.
O governador ressaltou a importância do evento para a economia da cidade e do estado:
- Do ponto de vista econômico, é impressionante. Desde o albergue da juventude às igrejas (que também hospedam os jovens), aos hotéis, tudo fica lotado. As ruas ficam tomadas e os museus e pontos turísticos, cheios. Faremos a Jornada mais bonita da história - disse Cabral.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08/21/papa-bento-xvi-confirma-rio-como-proxima-sede-da-jornada-mundial-da-juventude-em-2013-925172996.asp#ixzz2jOIq9dea
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário