quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Caxias vai ganhar um Palácio das Artes projetado por Niemeyer

Gutemberg apresenta o projeto do Palácio das Artes

Durante o lançamento do inventário turístico e da apresentação do novo portal de turismo de Duque de Caxias realizado nesta quarta-feira, 24 de agosto, no Teatro Raul Cortez, o secretário de Cultura e Turismo do município, Gutemberg Cardoso fez uma surpresa a todos os presentes. Ele mostrou o projeto do futuro Palácio das Artes, desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que será construído na saída do município, próximo a Rodovia Washington Luiz. “Aquela é a maior área que tínhamos como opção para erguer o Palácio das Artes. Como é próximo dos principais acesso a cidade, certamente será um grande ponto turístico”, declarou, entusiasmado, o secretário.

O Palácio das Artes terá um salão de belas artes, ateliê e escola de pintura, escola municipal de música, biblioteca multimídia, estúdio de áudio e vídeo, escola de dança e sede da Companhia Municipal de Dança de Duque de Caxias, um Centro de Convenções para 150 pessoas, cyber café e a casa do artesão, com espaço para exposição, venda, oficinas e cursos. O prédio vai se transformar também na sede das entidades culturais da cidade, como a Academia Duquecaxiense de Letras e Artes, Associação dos Artistas Plásticos, Federação Municipal de Capoeira, Federação de Reizado e a Associação dos Artesãos.

O Centro de Convenções foi um dos destaques do Palácio apresentado por Gutemberg. “Duque de Caxias precisa de um local para realização de eventos. O único local que temos para reunir pessoas para palestras, simpósios e conferências é o Teatro Raul Cortez, que não foi criado para isso e seus horários livres não conseguem atender a demanda da cidade para esse tipo de evento”, explicou o secretário.

A primeira – e, até agora, única – obra de Oscar Niemeyer na Baixada Fluminense também está em Duque de Caxias. Em 2004, foi inaugurada a Biblioteca Municipal Leonel de moura Brizola, num prédio de dois andares, com sistema climatizado e elevador, e foi construído o Teatro Municipal Raul Cortez, com o terceiro maior palco do estado e 440 lugares. Ambos formam o Centro Cultural Oscar Niemeyer, um dos cartões postais da cidade. “O Centro Cultural recebe milhares de visitantes todos os anos”, afirmou Gutemberg.

O Palácio das Artes é o segundo projeto de Oscar Niemeyer para Caxias



Texto: Paulo Gomes e Vinicius Marins

Fotos: Divulgação e Everton Barsan

Nenhum comentário: