Em meio a tantas discussões sobre o destruidor furacão Irene, você já se perguntou como se forma um furacão?
O processo de formação dos furacões ainda está sendo estudado, já que os cientistas ainda não têm uma compreensão completa sobre eles. Mas com esse vídeo é possível ter uma boa ideia sobre como se formou o Irene – o grande sistema de tempestades que ameaçou a costa leste dos Estados Unidos.
Começando com uma pequena diferença de pressão, visível na forma de nuvens incaracterísticas no canto inferior direito no início do vídeo, o furacão Irene foi crescendo até formar um grande sistema de tempestade em espiral de baixa pressão na costa da Carolina do Sul.
Um furacão é alimentado pela evaporação da água do oceano. Assim, normalmente ganha força sobre águas quentes e perde intensidade sobre a terra.
Além da Terra, outros planetas possuem sistemas de tempestades semelhantes a furacões, como Vênus, Saturno, Júpiter, Urano e Netuno.
Ciclones e furacões ainda permanecem como campos relativamente desconhecidos e bastante misteriosos para os cientistas. Portanto, o caminho exato que eles vão tomar é algo ainda impossível de prever. [NASA]
Nenhum comentário:
Postar um comentário