Nesta quinta-feira, dia 25, o Tribunal de Justiça do Rio promoveu um casamento comunitário na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio. Ao todo, 21 casais formalizaram suas uniões perante a juíza Simone Lopes da Costa, que realizou, no ônibus da Justiça Itinerante, as audiências para converter as uniões estáveis em casamento.
Com o apoio da Firjan, que fotografou os casais e ofereceu um buquê e um pequeno bolo a cada um, foi realizada uma cerimônia na quadra esportiva do CIEP João Batista dos Santos. Durante a celebração, a juíza Simone parabenizou os noivos e aproveitou para divulgar o trabalho do projeto Justiça Itinerante na comunidade.
“Estou muito feliz e honrada em estar presidindo esta cerimônia. Através do projeto Justiça Itinerante, o Poder Judiciário está fazendo a sua parte no exercício da cidadania, cuja função não é só realizar casamentos, mas sim oferecer serviços como o registro civil, reconhecimento de paternidade, interdição e questões de Juizados Especiais Cíveis, entre outros”, disse.
A magistrada também destacou a importância da conversão da união estável em casamento para a vida civil e discorreu sobre três princípios do Direito de Família. “O mais importante é o respeito à dignidade da pessoa humana. Marido e mulher devem respeitar um ao outro. O objetivo da família é que ambos cresçam juntos, com o esforço de cada um. Outro princípio importante é o respeito aos filhos, pois o respeito cresce dentro de casa. Por último, o princípio da afetividade. É preciso ter paciência em um relacionamento, já que o limite de um termina quando começa o do outro. A família deve ser a coisa mais importante na vida de cada um de vocês”, ressaltou a juíza.
Após o discurso, os noivos fizeram um juramento e disseram o famoso “sim”. Vera Eunice Batista, de 44 anos, e Juvenal Ferreira Gomes, de 47, foram um dos casais que participaram da celebração. Juntos há 20 anos e com três filhos, eles aproveitaram a conveniência oferecida pelo projeto do TJRJ à comunidade para oficializar a união. “Ficamos esperando para ver se dava certo. Como deu, resolvemos casar”, contou Vera.
Enir Rodrigues de Souza, de 34 anos, e Vinicius Agra dos Santos, de 28, também se casaram nesta quinta-feira. Eles contaram que aproveitaram a gravidez da noiva para formalizar o relacionamento. “Estamos juntos há três anos e sempre quisemos casar. Com a gravidez, resolvemos aproveitar a oportunidade”, disse Vinicius.
Nenhum comentário:
Postar um comentário