quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Fórum vai refletir sobre o acolhimento compulsório de menores em situação de risco

A Juíza Ivone Ferreira Caetano, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, participa na próxima segunda-feira, dia 29 de agosto, das 9h às 12h, do “Fórum de Debates sobre o Acolhimento Compulsório de Menores em Situação de Rua em Risco”. O evento é promovido pela Associação Comercial e Empresarial Cidade Nova (ACECN) em parceria com a Vara da Infância, a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio (SMAS) e o Diretório Monárquico do Brasil. O fórum será realizado no Centro de Convenções Sul América, na Avenida Paulo de Frontin, nº 1, Cidade Nova, Centro.

O encontro promoverá uma reflexão sobre a problemática das crianças e adolescentes usuárias de drogas, em situação de rua, e vai debater a iniciativa da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Capital, do Ministério Público do Rio e da Secretaria Municipal de Assistência Social de acolhê-los compulsoriamente.

Em junho deste ano, reunidos na Vara da Infância da Capital, a juíza Ivone Caetano, o secretário municipal de Assistência Social do Rio, Rodrigo Bethlem, e a promotora de Justiça Ana Cristina Ruth Macedo, titular da Promotoria de Tutela Coletiva de Políticas Públicas do Ministério Público estadual, defenderam o acolhimento e internação compulsória, independentemente do consentimento, de crianças e adolescentes usuários de crack. Na ocasião, eles consideraram que não existe direito ilimitado de ir e vir quando se trata de menores vivendo nas ruas, colocando em risco a própria vida.

Nenhum comentário: