sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Americano se sustenta procurando ouro nas ruas de Nova York

"No céu,as ruas serão de ouro e pedras preciosas e diamantes-diz a Bíblia",coincidência ?

Tem ruas que realmente são pavimentadas com ouro: Raffi Stephanian provou que as de Nova York são com certeza algumas delas. Ele encontrou uma ótima maneira de pagar as contas: se sujando nas calçadas à procura de tesouros perdidos.

Usando um copo de isopor, uma faca e uma pinça, Raffi circula pela cidade em busca de ouro, diamante e outras pedras preciosas. Muitas pessoas já andaram pelas mesmas ruas que ele incontáveis vezes e não perceberam as riquezas que estavam ali – mas não há porque se preocupar, ele é provavelmente o único que percebeu.

Anos atrás, ele estava pavimentando uma loja de diamantes a trabalho quando encontrou restos de ouro no chão. Ele percebeu se ele poderia encontrar ouro ali dentro, as pessoas provavelmente o haviam carregado para fora, também, e ele poderia encontrar a pedra preciosa na rua.

A indústria de ouro e outras pedras preciosas é agitada: as pessoas correm de uma loja para a outra, de um fornecedor a um comerciante, e assim por diante. Nesse processo, elas “perdem” valores pequenos, mesmo sem perceber.

A maioria dos fragmentos encontrados por Raffi Stephanian estavam em ruas de comerciantes de diamantes que, acidentalmente, ficam com pequenos fragmentos em suas roupas e nas solas dos sapatos e os derrubam. Ele também encontra chips de platina, pedaços de colares quebrados, relógios ou pulseiras, todos perdidos sem querer.

Raffi Stephanian raspa a sujeira de rachaduras na calçada e a leva para um estúdio de polimento, onde usa uma tigela e uma peneira para se livrar da lama, assim como os garimpeiros antigos faziam.

Só que a porcentagem de ouro nas ruas de Nova York é bem maior do que em uma mina, além das pedras preciosas já estarem processadas e prontas para serem vendidas. Aliás, ele vende todos seus tesouros para lojas de joias na área, a quem elas já pertenciam antes.

E esse tipo de trabalho, rende o suficiente para sustentar alguém em Nova York? Segundo Raffi, nos últimos seis dias, ele conseguiu 1.303 reais vendendo ouro.

Ele diz que, se for bem feito, seu método pode produzir até 320 reais por dia. Raffi consegue entre 60 e 95 reais em apenas 1 ou 2 horas, todos os dias. Será que ele vai continuar fazendo isso a vida inteira? Raffi diz que faria por muito mais tempo, se a área das lojas de diamante não fosse tão pequena.[OddityCentral]


Nenhum comentário: