quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Alteração de imagem de deputada gera polêmica no Canadá - Yahoo! Notícias

Deputada teve roupa ajustada (Foto: Reprodução)

A foto retocada de uma parlamentar canadense, a deputada social-democrata Rathika Sitsabaiesan, tornou-se um dos temas mais controversos da política do país, depois que um blog revelou a manipulação.

Nascida no Sri Lanka, Rathika é a primeira deputada de origem tâmil na história do Parlamento canadense e, aos 29 anos, é uma das protagonistas do histórico resultado que o Novo Partido Democrático (NPD) teve nas eleições gerais de maio, quando passou de 36 a 103 cadeiras.

Contudo, não são suas recentes conquistas parlamentares as responsáveis pelo aparecimento de seu nome nos últimos dias em diversos veículos da imprensa nacional e internacional.

A fama de Rathika decolou quando o jornalista Parker Donham descobriu a manipulação de sua imagem no site do Parlamento do Canadá, na qual seu busto foi retocado para parecer menos proeminente. A descoberta do blogueiro especializado em relações públicas circulou em diversos blogs conservadores, e posteriormente em portais como "The Huffington Post".

Antes de ser criticado, Donham disse ao jornal que se tivesse descoberto um retoque fotográfico na imagem de algum dos colegas masculinos da parlamentar, teria agido da mesma forma.

Rathika não havia se pronunciado até esta terça-feira, quando se referiu ao novo curso parlamentar que se inicia e à trágica morte do líder do NPD, Jack Layton, em sua vídeomensagem mensal.

Segundo o jornal conservador "The National Post", o gabinete do presidente da Câmara dos Comuns canadense, que tem a responsabilidade de colocar as fotos oficiais dos deputados no site do Parlamento, não explicou os motivos pelos quais alterou a foto da parlamentar.

Nenhum comentário: