quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ÉPOCA – Blog do Planeta | O meio ambiente que você faz » Baleia jubarte visita Abrolhos 3 vezes em 14 anos » Arquivo

O Projeto Baleia Jubarte avistou pela terceira vez a mesma baleia esta semana, no Arquipélago de Abrolhos, na Bahia. A conclusão foi tomada depois que turistas viram a baleia, tiraram fotos e as enviaram para a ONG. “A colaboração dos turistas, nos enviando fotos, é uma forma de ajudarem na conservação das baleias”, diz o Diretor de Pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, Milton Marcondes.

Para identificar as baleias, os pesquisadores utilizam a fotoidentificação, procedimento que analisa marcas nas nadadeiras e caudas dos animais. Cada baleia tem suas marcas únicas, como impressões digitais.

A terceira aparição da mesma baleia em um intervalo de tempo tão grande é um ótimo indicativo de que osesforços para a preservação da espécie não são em vão. A primeira vez que a baleia foi avistada ocorreu em 1997. Depois, ela apareceu novamente em 2004. Por estar acompanhada de uma fêmea com filhote, acreditam que a baleia é um macho. E pelas datas do aparecimento, acham que ela tem mais de 18 anos. Todos os anos, cerca de 9 mil baleias dessa espécie visitam o Arquipélago de Abrolhos entre julho e novembro, para reprodução.

(Margarida Telles)

Nenhum comentário: