quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Orangotangos são incentivados a fumar nos zoos da Indonésia

A denúncia foi feita por ativistas do COP – Centro de Proteção aos Orangotangos*, que flagraram, neste mês de setembro, os visitantes do zoológico Taru Jurug, na Indonésia, jogando cigarros acessos dentro das jaulas dos primatas – que, na maior desenvoltura, pegam a droga e começam a tragá-la.

Segundo investigação do COP, há anos os orangotangos deste zoo – e, também, de outros da Indonésia – vêm sendo “presenteados” com cigarros pelo público, que, não satisfeito em dar a droga aos animais, ainda os ensina a fumar. Sabe como? Eles se aproveitam da enorme inteligência dos orangotangos – que têm facilidade em aprender por meio de observação – e fumam do lado de fora das jaulas, após jogar o cigarro para o animal, que, rapidamente, entende o que deve ser feito com o “presente”.

E mais: a administração desses zoológicos tem conhecimento da atitude dos visitantes e não faz nada para inibi-la. Pelo contrário: no zoo Taru Jurug, por exemplo, os próprios funcionários jogam cigarros acesos para os orangotangos por “pena” dos bichos, que a esta altura já estão viciados no tabaco e, por vezes, ficam muito agitados ao sentir falta da droga. Assista ao vídeode um dos orangotangos de Taru Jurug que foi flagrado fumando.

Mesmo após a denúncia pública feita pelo COP, os zoológicos da Indonésia não demonstraram nenhum interesse em coibir a prática – que, infelizmente, já foi flagrada, também, em outros países como África do Sul, Rússia e EUA – e tão pouco as autoridades nacionais se pronunciaram sobre o assunto. Felizmente, nem todos os orangotangos caem na “brincadeira” dos visitantes e aceitam o cigarro (assista a um dos primatas do Buch Gardens, na Flórida, rejeitando a droga). Pelo menos, isso…

Imagem: Rogersmithpix/Creative Commons

Nenhum comentário: