quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SURREAL


(Foto: Projeto Tubarão Baleia)
Um estudo inédito revelou a rota de migração do maior peixe vivo do mundo, o tubarão-baleia (Rhincodon typus). Com a ajuda de chips, os pesquisadores descobriram o ponto de partida dos animais em sua viagem rumo à costa oeste do continente americano. Os satélites mostraram que os peixes começam a expedição no Arquipélago de São Pedro e São Paulo – o ponto do território brasileiro mais distante da costa.
Os resultados indicam que os tubarões-baleia frequentam o arquipélago principalmente durante o primeiro semestre do ano. Eles são atraídos pela abundância de peixes voadores nas imediações, base da cadeia alimentar do tubarão-baleia. Além do deslocamento horizontal, os chips transmissores permitem avaliar o deslocamento vertical (profundidade e temperatura) realizado pelos peixes. Os animais marcados permaneceram a maior parte do tempo na superfície ou próximo a ela, em águas mais quentes, mergulhando regularmente durante o dia e a noite.
A capacidade dos tubarões-baleias de avançar grandes profundidades foi uma novidade para os pesquisadores. “Durante a pesquisa, vimos um animal alcançar a incrível marca de 1.976 metros”, afirma Fábio Hazin, responsável técnico pelo projeto. “Foi o mergulho mais profundo registrado para a espécie”.
O estudo, conduzido pelo Projeto Tubarão Baleia, recebeu apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. A organização já investigou a vida dos cachorros-vinagre do Cerradomapeou a conservação dos tracajás da Amazônia e alertou para os perigos da poluição sonora aos golfinhos marinhos.
(Aline Ribeiro)

Nenhum comentário: