quarta-feira, 28 de setembro de 2011


POLÍCIA mudaram moradores e turistas de casas ao pé de um vulcão nas ilhas espanholas das Canárias depois de uma série crescente de terremotos provocou temores de uma erupção.
Com o Pico de Malpaso montanha cuspindo pedras de forma intermitente e um crescimento estrondoso no subsolo, as autoridades fizeram preparativos de emergência no caso de o vulcão sopra seu topo na ilha atlântica de El Hierro.
"Eu nunca me senti tremendo como isso", disse Hermínio Barrera, 25, um mecânico na cidade de La Frontera.
"Eu noto que especialmente à noite. Podemos também ouvir um estrondo e sons de baixo profundo."
Um funcionário municipal que pediu para não ser identificado disse à AFP que 53 moradores e turistas foram evacuados para protegê-los da rocha vulcânica ocasional voando eo Ministério da Defesa disse que estava a preparar abrigos de emergência para 2.000 pessoas.
"Estou a ficar calma, mas há pessoas que estão mais preocupados, particularmente aqueles com as crianças", disse Barrera AFP.
"Estamos muito perto da montanha. My ontem sogro a esquerda."
O governo das Ilhas Canárias regionais disse que estava em um estado de pré-alerta e foi lotação água potável e suprimentos médicos, mas as autoridades minimizaram o risco de um desastre.
"Nós não vamos ter que evacuar a ilha," população 11.000, disse o chefe do conselho local da ilha, Alpidio Armas. "O número de tremores aumentou, mas a maioria deles estão no mar."
O funcionário municipal disse que as autoridades não esperava uma "erupção iminente" e alerta da ilha de risco oficiais para o pico de 1.500 metros, ficou no amarelo, ou intermediário.
A defesa nacional ministério disse que tinha enviado 31 militares para a ilha para ajudar com a evacuação e Carme Chacon ministro da Defesa, estava indo lá para inspecionar os preparativos de emergência.
O Instituto Geográfico Nacional espanhol registrou 8.000 tremores desde 19 de julho, a maioria deles muito pequena para ser sentida, mas têm vindo a crescer em intensidade. Registrado durante a noite de quarta-feira atingiu 3,4 de magnitude.
"Não vimos esse tipo de movimento com tanta freqüência em El Hierro desde que os registros começaram a" mais de um século atrás, disse um porta-voz do governo das Ilhas Canárias, Ana Vidal.
A última erupção vulcânica nas Ilhas Canárias foi na vizinha La Palma, em 1971, disse ela.
A evacuação interrompidas as férias de um número de turistas, incluindo Tuengen Maier, 62, da Alemanha, que disse que ele e sua esposa iria passar o resto de suas férias em Tenerife nas proximidades.
"Estávamos tendo alguns ontem à noite, vinho, quando a Guarda Civil nos mandou sair de casa porque estávamos muito perto da montanha", disse à AFP por telefone.
"Estamos indo só para pegar nossa bagagem esta manhã. Isto é muito perigoso. Não podemos ficar."

Nenhum comentário: