terça-feira, 6 de setembro de 2011

Subsecretaria de Comunicação Social - UPP da Mangueira terá reforço de policiais recém-formados

O governador Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, participaram, nesta terça-feira (6/09), da formatura de mais 489 alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar. Todos os formandos servirão como efetivo na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira.


Após passar em revista à tropa, o governador entregou ao soldado Marco Antônio do Amaral Junior o diploma de conclusão do curso e a medalha prêmio Marechal Nepomuceno Castrioto, por se formar como primeiro aluno da turma. Cabral destacou o novo momento que a corporação e o estado vivem, além da renovação na estrutura, garantindo melhores condições de trabalho.


– Isso se reflete na vida das pessoas de maneira geral. Mudamos hábitos que faziam mal às instituições, dando autonomia à Secretaria de Segurança. Vocês entram na corporação hoje e veem viaturas novas, todas com ar-condicionado e aparelhos de GPS. Terceirizamos o serviço, como se faz em grande parte do mundo, evitando desgaste de energia e tempo por parte dos batalhões na manutenção dos veículos. Vamos entregar 1187 viaturas e 321 blazers até novembro em todo o Estado e doar as antigas, mas em bom estado, às Defesas Civis e Guardas Municipais dos municípios do interior e Região Metropolitana que necessitam – explicou.


Cabral ressaltou ainda a posição de vanguarda da PM e anunciou que, até o fim do ano, novas turmas, com cerca de 500 alunos cada, se formarão a cada mês.


– Estamos formando jovens que vão garantir a ordem e o cumprimento da lei, a paz social. Durante muito tempo no Rio se pensou que lei e ordem estavam em contradição com os direitos humanos, mas não estão e a prova disso é que inauguramos em 2008 a primeira UPP e hoje há várias comunidades pacificadas. Estamos mudando a realidade e esse é um processo difícil, mas o Rio de Janeiro não é mais aquele de 2007. O Estado chegará a 2014 muito melhor e vocês serão protagonistas dessa história – disse, referindo-se aos formandos.


O coronel Mário Sérgio Duarte estava tão nervoso quanto um formando e permitiu um momento de relaxamento à tropa, convidando-os a retirar seus quepes e acenar para as famílias, quebrando o protocolo militar.


– Esta é a primeira turma do sistema de formação que privilegia as ciências de humanidades. Durante muitos anos, esquecemos que nossa profissão tem trânsito no âmbito social. Aquele passado de polícia de morte acabou. Vivemos agora um novo momento na corporação, de pacificação, que visa o bem comum – falou Mário Sérgio.


A turma foi a primeira a ingressar na corporação em 2011, em fevereiro, depois de um concurso que reuniu mais de 70 mil candidatos. O conteúdo programático do curso abrange os ciclos básico (com matérias como português, direitos humanos, ética e educação física, entre outras), profissional (técnicas de abordagem, estatuto da PM, policiamento comunitário, polícia de proximidade, policiamento ostensivo em geral) e jurídico (noções de legislação, sociologia jurídica e legislação de trânsito).


Nenhum comentário: