terça-feira, 6 de setembro de 2011

15º BIENAL DO LIVRO









Educação de Caxias brilha na XV Bienal do Livro

A cidade de Duque de Caxias terá presença marcante na XV Edição da Bienal do Livro, o maior evento literário do país, com a visita de cerca de 600 alunos da rede municipal, feitas em dias alternados. A Bienal será palco, também do lançamento de dois livros escritos por professores da Secretaria Municipal de Educação (SME), que, na segunda-feira, dia 5 de setembro, lotou o auditório, com um evento sobre as experiências educacionais bem secedidas em Duque de Caxias. A SME participou, também, de eventos e oficinas em parceria com a Associação Beneficente dos Professores Públicos (Appai). A XV Bienal do Livro acontece no Riocentro, na Barra da Tijuca, e vai até o dia 11 de setembro.
O professor Felipe Lacerda dá uma canja no auditório lotado

Realizada em anos ímpares, a Bienal do Livro deste ano tem o Brasil como país homenageado e promoverá várias celebrações para lembrar a cultura nacional. A participação de Duque de Caxias no evento começou logo pela manhã, quando a SME participou das Oficinas de Sustentabilidade, coordenadas pela Equipe de Educação Infantil, no estande da Appai, no Pavilhão Verde, número P-33. Na parte da tarde, foi realizada uma palestra com o tema “Do chão da Escola – A Educação que Transform@”, que lotou o auditório do Riocentro. A palestra teve como objetivo a troca de experiências educacionais bem sucedidas em nossa cidade. Os professores participantes ficaram encantados com a iniciativa. Eles querem voltar com seus alunos para visitar a feira literária.
Os dinamizadores de leitura posam com a secretária Roberta

Nesta terça-feira, 6 de setembro, às 7 horas, no estande número Q-12, também no Pavilhão Verde, o professor Márcio Vieira, do ensino noturno da Escola Municipal Paulo Freire, lançou o livro “Lembranças de uma porca”. Na tarde de quinta-feira, os autógrafos ficarão por conta da professora Hellenice Ferreira, responsável pela Sala dos Professores Mestre Paulo Freire da SME, que lançará o livro “Amor de mãe d’água”, seu mais recente trabalho. Nesta obra, Hellenice faz uma recontagem das lendas do folclore brasileiro, resgatando personagens misteriosos que marcaram o imaginário da infância e adolescência dos jovens do século passado.
o professor Flávio Bonfim com as alunas do Ballé do Ciart

Além disso, pelo menos 600 alunos da rede municipal de educação de Duque de Caxias serão levados, em dias alternados, para um passeio no Riocentro, para visitar os estantes da Bienal do Livro, onde poderão ter contato com milhares de títulos de várias correntes e tendências literárias, além de conhecer jovens e renomados escritores.
Hellenice, que lança o livro "Amor de mãe d'água", na Bienal

Para a secretária de Educação, professora Roberta Barreto, os livros são um importante meio de comunicação para transformação dos indivíduos. “Ao lermos um livro, evoluímos e desenvolvemos nossa capacidade crítica e criativa. É importante para as crianças, ter o hábito da leitura porque, com ela, se aprimora a linguagem e a comunicação com o mundo. Os livros atraem pela curiosidade, formato, manuseio e a emoção contida nas histórias”, observou Roberta.
Alunos em apresentação do projeto Dinamizadores de Leitura

A Bienal do Livro é uma realização bem sucedida que se tornou conhecida internacionalmente e que tem o livro como destaque principal. Durante os 11 dias do evento, os visitantes terão a oportunidade de se reunir em sessões literárias, debates e conversas informais com autores renomados para discutir os mais variados assuntos. Para o público infantil, diversas atividades são oferecidas para o entretenimento dos participantes. Contadores de histórias e atores de teatro mostram às crianças o fantástico mundo da literatura.


Texto: Milena Coutinho e Nelson Soares
Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário: