sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Presidenta Dilma diz que vai levar à frente o seu compromisso de elevar a qualidade da saúde pública no país


Presidenta Dilma Rousseff, o governador Tarso Genro e o ministro Alexandre Padilha participam da cerimônia de entrega de novos leitos no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O Brasil terá que destinar mais dinheiro para garantir a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), e uma das alternativas é a parceria entre o governo e o setor privado. Essa foi a tônica do discurso da presidenta Dilma Rousseff, que participou nesta sexta-feira (2/9) da entrega de novos leitos no Hospital Universitário da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas (RS).

A partir de proposta municipal, o hospital da Ulbra passou a ter gestão público-privada, com oferta de leitos de UTI à população por meio do SUS. A ideia foi aprovada pela presidenta Dilma, que se colocou como parceira desse tipo de iniciativa, que, na opinião dela, deve ser replicada pelo país.

Dilma Rousseff lembrou que, com o ingresso de mais de 39 milhões de pessoas na classe média e o empenho do governo em retirar da miséria milhões de brasileiros que se encontram à margem dos serviços públicos, a pressão pela qualidade desses serviços – como educação e saúde – aumentou. E para garantir a tríade ‘universalidade, gratuidade e qualidade’ na saúde pública é preciso racionalizar os recursos existentes, aumentar o número de médicos e garantir maior cobertura na atenção básica, frisou a presidenta.

“Quem vai exigir isso com muita clareza é aquela mãe e aquele pai que usa o Sistema Único de Saúde e saiu da pobreza”.

Para ilustrar a crescente necessidade por investimentos no setor, a presidenta informou que, no Brasil, a saúde pública gasta, per capta, 2,5% a menos que a saúde suplementar e privada; quarenta e dois por cento a menos que a Argentina; e 24% a menos que o Chile. “(…) é uma visão incorreta e enganosa dizer que o gasto na saúde é suficiente”, enfatizou.

“Eu fui eleita com esse compromisso [de elevar a qualidade da saúde pública] e eu vou levar à frente esse compromisso. Como governante desse país e com a responsabilidade de gestão que tenho, tenho obrigação de dizer que faremos o melhor que nós pudermos com os recursos que temos”.

Saúde Toda Hora – O Hospital da Ulbra passa a contar com 110 novos leitos, sendo 10 para Unidade de Terapia Intensiva para assistência aos usuários do SUS. A iniciativa integra o programa Saúde Toda Hora, que está organizando as redes de atenção em todo o país. Outras mudanças anunciadas foram a adesão do Hospital Universitário à Rede Cegonha – programa que amplia o cuidado à gestante e ao bebê desde o planejamento familiar até os dois anos de idade da criança. – e a criação de um Centro de Parto Normal.


Nenhum comentário: