sábado, 3 de setembro de 2011

Prefeitura de Duque de Caxias

Complexo da Mangueirinha terá companhia da PM

O complexo da Mangueirinha, região que abrigaria hoje traficantes fugitivos de morros pacificados no Rio de Janeiro, vai ganhar, em breve, uma Companhia da Polícia Militar. O anúncio foi feita na tarde de quinta-feira, 1º de setembro, pelo major Melo do setor operacional do 15º BPM, durante a reunião mensal do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias (AISP15). O oficial representou o novo comandante da unidade, tenente-coronel Marcelo Moreira Malheiros, que tomou posse naquela manhã.

O coronel Nilo Sérgio representou o prefeito Zito no evento

Momentos antes, o comentarista de segurança da TV Globo, Rodrigo Pimentel, ex-oficial PM do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, informou que a região que abrange os bairros Centenário, Corte Oito e Olavo Bilac não receberia uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora. O comentarista foi o palestrante da reunião, falando sobre “Segurança estratégica e inteligente para o desenvolvimento de Duque de Caxias”.

Rodrigo Pimentel falou sobre violência urbana, proteção de testemunha, milícias, desemprego e drogas, acrescentando que o crack é “o flagelo do país”. Disse também que as autoridades devem se preocupar em cuidar dos viciados com a implantação de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS/AD). Destacou, ainda, que a falta de opções de lazer e cultural favorecem a violência principalmente em regiões de grande concentração de pessoas. Lembrou também de sua participação no roteiro do filme “Tropa de Elite”.

O secretário Francisco Alves faou da importância da reunião

Sobre a ocupação do complexo da Mangueirinha, o Major Melo disse ainda que o 15º BPM vai ter seu efetivo aumentado e receber nova viaturas. “Já temos também o local para implantação da sede da companhia”, ressaltou o oficial, durante a reunião realizada no auditório do campus da universidade Estácio, no bairro 25 de agosto.

Roseli destacou as ações desenvolvidas na Assistência Social

Para Jailson Liberato dos Santos, presidente Conselho Comunitário de Segurança Pública de Duque de Caxias (AISP15), as reuniões buscam, junto com a sociedade, alternativas para solucionar os problemas de segurança. Jailson agradeceu a vinda do palestrante e vez um breve histórico de sua carreira profissional.

Mais de 200 pessoas participaram do encontro do Conselho

As reuniões do CCS contam com a participação de autoridades da área de segurança pública, governos federal, estadual e municipal, Poder Legislativo, OAB, concessionárias (Light e Ampla, Cedae) e da sociedade civil, que apresentam denúncias, sugestões, reivindicações e críticas, que são encaminhadas aos órgãos competentes. Do governo municipal participaram da reunião o secretário municipal de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves da Fonseca; o Coronel PM Nilo Sérgio, da Coordenadoria Militar governo; que representou o prefeito José Camilo Zito, e a secretária de Assistência Social e Direito Humanos, Roseli Duarte.



Texto: Paulo Gomes

Fotos: Everton Barsan

Nenhum comentário: