terça-feira, 27 de setembro de 2011

Futebol, por Cavalcanti: Copa 2014 corre o risco de não acontecer no Brasil

Copa 2014 corre o risco de não acontecer no Brasil

Lei Geral da Copa 2014 teria desagradado a Fifa
Postagem baseada em notícia no site da Globo
Amparada na cláusula 7.7 do Host Agreement (Contrato para Sediar), a Fifa poderá decidir pelo cancelamento da Copa 2014 no Brasil.
A referida cláusula reza que o dia 1º de junho de 2012 é a data final para a Fifa rescindir o contrato assinado com o governo brasileiro, sem o pagamento de multa. Diz ainda o texto da cláusula, que a rescisão será aplicada caso as leis e regulamentos necessários para a organização do evento não tenham sido aprovados, ou caso as autoridades competentes não estejam cumprindo as garantias exigidas.
As garantias e responsabilidades exigidas pela Fifa fazem parte do Acordo de Candidatura, entregues em 31 de julho de 2007 pelo presidente Lula, meses antes de o Brasil ser confirmado como sede do Mundial.
O motivo do descontentamento - ainda não oficial - da Fifa, seria a Lei Geral da Copa, proposta enviada ao Congresso Nacional no dia 19 de setembro pela presidente Dilma Rousseff, em que itens como ingressos, credenciamento, proteção ao marketing de emboscada, gratuidades e transmissão de TV foram editados em desacordo com o que teria sido discutido e acertado anteriormente entre o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o ministro do Esporte, Orlando Silva e técnicos do governo.
Além disso, os investimentos em infraestrutura dos aeroportos e os projetos de modalidade urbana estão quase todos atrasados.
Segundo informações extraoficiais, a Fifa argumenta não ter como garantir aos patrocinadores a proteção às suas marcas, temendo inviabilizar o modelo da Copa do Mundo, que responde por 89% de sua arrecadação de quatro anos, se a Lei Geral da Copa-2014, como foi enviada pela presidente, for aceita pela entidade.
Há problemas ainda quanto ao fato de que o secretário-geral da Fifa e o Comitê Organizador Local teriam perdido a confiança no ministro Orlando Silva, não querendo mais negociar com ele.
Todos esses problemas estariam fazendo a Fifa a pensar em outro país para sediar a Copa 2014, que já possue toda a infraestrutura necessária, como a Alemanha, os Estados Unidos e a Inglaterra.
- - - - - - - - - - -
Com certeza, caso essa ameaça se concretize, este seria o maior mico de todos os tempos que o Brasil pagaria para o mundo todo.
Espero que os nossos governantes deem um jeito na situação, resolvam os entraves existentes e evitem que uma tragédia desse porte aconteça, o que provocaria um grande abalo para o povo brasileiro.

Nenhum comentário: