sábado, 24 de setembro de 2011

Colômbia: 20 estudantes feridos em repressão policial na Universidad Distrital

sábado, 24 de setembro de 2011
Colômbia: 20 estudantes feridos em repressão policial na Universidad Distrital

La Radio del Sur - [Tradução de Diário Liberdade] O secretário-geral da Federação de Estudantes Universitários da Colômbia, David Flores, denunciou que a Polícia Nacional reprimiu os jovens da Universidad Distrital e tentou ingressar no recinto universitário. 20 estudantes ficaram feridos como consequência da repressão.

Flores disse que também há denúncias que indicam que as forças policiais teriam utilizado armas não convencionais contra a população universitária. Relatou que também na Universidad de Pamplona, as forças especiais da polícia ingressaram no recinto de madrugada e tomaram o recinto universitário.

Os estudantes colombianos desenvolvem há várias semanas diversas manifestações contra a proposta de reforma da lei de universidades, segundo os estudantes as mudanças promovidas representam a aprofundação dos males que sofrem a casa de estudos no país.

O dirigente estudantil indicou que nestes momentos as universidades públicas estão à beira da falência e com os novos conteúdos da lei esta situação piorará e isso significará a curto prazo uma nova desculpa para a privatização da educação.

Flores lembrou que para o dia 12 e 13 de outubro está convocado uma greve nacional universitária na Colômbia.

Fonte: Diário Liberdade

Nenhum comentário: