quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Relatório revela que número de casos de dengue

Novo balanço


RIO - Entre janeiro e outubro deste ano foram notificados 162.270 casos de dengue no Rio de Janeiro, de acordo com a Secretaria estadual de Saúde. A tendência continua sendo de redução do número de infectados em todas as regiões do estado.

Em janeiro, foram notificados 5.763 casos; em fevereiro, foram 17.393; em março, 32.472 casos; em abril, 52.935 casos; em maio, foram 36.842; em junho, foram 10.268; em julho, 3.035 casos; em agosto, 1.395 casos. Em setembro, foram 1.258 casos e em outubro, 889 casos. Em dez meses, pelo menos 135 pessoas morreram por causa da dengue.

INFOGRÁFICO: Veja como ajudar no combate à proliferação do mosquito da dengue

DADOS: O mapa da dengue na cidade

Na segunda-feira, a Secretaria municipal de Saúde de Niterói confirmou que onze casos de dengue tipo 4 foram registrados no município em 2011 . O número representa um alerta para as vigilâncias epidemiológicas municipal e estadual.

- A chegada do novo vírus é preocupante. Como a população ainda não teve contato com o tipo 4, ninguém tem anticorpos, estão todos suscetíveis à doença - avaliou Alberto Chebabo, infectologista da UFRJ.

LEIA MAIS: Empresas que têm obras com o estado devem eliminar focos de dengue

O número de casos de doença transmitida pelo vírus 4 pode ser bem maior, já que apenas 10% dos registros de dengue são enviados para o exame que determina o tipo do vírus. Pacientes que manifestam formas graves da doença e óbitos são sempre analisados.

- O vírus tipo 4 certamente será determinante para uma epidemia de grandes proporções, como a que estamos esperando. Além disso, ainda há muito espaço para a disseminação do tipo 1 da dengue - afirmou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.




Nenhum comentário: