segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Portal da Prefeitura da Cidade do Rio


Prefeito e governador participam do lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Paes também prestigiou inauguração da Árvore de Natal da Lagoa


Autor: Texto: Flávia David / Fotos: Beth Santos e AF Rodrigues


Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes acompanhou neste sábado, dia 26, ao lado do governador Sergio Cabral, o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, que foi apresentada em grande estilo para todo o mundo. A apresentação ocorreu durante a festa de inauguração da 16ª edição da Árvore de Natal da Lagoa. Criada pela agência Tátil Design de Idéias, a logomarca foi elaborada pelo designer Fred Gelli.

Em entrevista à imprensa, o prefeito do Rio destacou o momento que a cidade vive:

- Assim como a cidade, que a cada ano fica melhor, a Árvore da Lagoa também fica mais charmosa a cada evento. E isso acontece porque vivemos um momento fantástico no Rio de Janeiro, seja na área de segurança pública quanto do turismo, que está em alta - falou o prefeito.

O governador Sérgio Cabral falou sobre a importância do evento deste sábado:

- Essa é uma das atrações mais importantes do calendário de eventos do Rio de Janeiro. Certamente, milhares de pessoas passarão por aqui para contemplá-la. A cidade passa por um momento extraordinário e nos sentimos orgulhosos por celebrar esse momento com mais paz e mais cidadania - afirmou Cabral, que destacou o poder de superação do povo brasileiro ao conhecer a logomarca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016:

Foto: AF Rodrigues- Sensacional! Trata-se de uma logomarca linda, que esse país merece. Acabamos de nos sagrar campeões parapanamericanos, com o primeiro lugar no quadro de medalhas. Essa é a marca do brasileiro: a superação- concluiu o governador do Rio.

A logomarca foi apresentada pouco antes da inauguração da Árvore da Lagoa, em coletiva da qual participaram o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, Phil Craven, e o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, além dos representantes da agência criadora da marca, Beth Lulla e Fred Gelli.

O projeto começou a ser discutido em novembro do ano passado. A agência apresentou dois projetos, que foram avaliados por júri brasileiro. Em 11 de julho deste ano, o Comitê Paralímpico Internacional aprovou a logomarca.

Foto: AF RodriguesO presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, afirmou que a logo, por seu formato de coração, expressa a vibração dos jogos paralímpicos, bem como a determinação de seus atletas:

- Ela simboliza com exatidão essa paixão que move este movimento. Nada melhor do que a forma de um coração para expressar o que o Brasil Paralímpico espera dos Jogos de 2016 – disse Parsons, que aproveitou para esclarecer o termo “paralímpico”, anteriormente chamado de “paraolímpico”.

- Acatamos à determinação do Comitê Paralímpico Internacional, que já utiliza o termo. O comitê brasileiro era único do mundo que ainda não tinha adotado a denominação - disse o dirigente.

O diretor geral do Comitê Organizador Rio 2016, Leonardo Gryner, deu mais detalhes sobre a escolha da logomarca:

- Foi um processo extenso e transformador. Convidamos 139 agências com o objetivo de criarmos uma marca forte, com personalidade, mas que se mantivesse na família da primeira (dos Jogos Olímpicos). Queríamos algo que desse contorno à paixão que envolve os atletas da competição, o poder de transformação, a energia - afirmou Gryner.

O lançamento da logomarca também reuniu atletas paralímpicos, como Ádria Santos (corredora) e os nadadores Clodoaldo Silva e Daniel Dias.

Nenhum comentário: