quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Paraná tem 39 cidades com risco de epidemia de dengue


Segundo Sesa, quatro municípios apresentam alto risco de infestação.
Secretaria alerta que inseticidas nem sempre são eficazes contra mosquito.


A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) divulgou, nesta terça-feira (29), que, em todo o estado, há 39 cidades que apresentam risco de epidemia de dengue. Em quatro delas, o risco é considerado alto. Os dados são Sesa e fazem parte do Levantamento do índice de Infestação do Aedes aegypti (Liraa).

De acordo com a secretaria, a pesquisa foi feita por amostragem, ou seja, apenas uma parte dos imóveis são analisadas e a média é levada em conta para o Liraa. As cidades que compõem a lista tiverem índice entre 1% e 5,6%. Acima de 4%, o índice já é considerado de alto risco.

Conforme a Sesa, as principais causas da proliferação de larvas do mosquito da dengue são o acúmulo de materiais que retêm água, a falta de aterros sanitários e a separação e destino inadequados de materiais recicláveis.

A secretaria alerta que o uso indiscriminado de inseticidas para combater o Aedes aegypti nem sempre traz resultados, pois são poucos que possuem princípios ativos capazes de matar o mosquito.

Veja a relação de municípios com risco de epidemia de dengue no Paraná:

Índice acima de 4%Guaíra - 5,6%
Capanema - 5,3%
Loanda - 5,3%
Nova Londrina - 4,4%
Índice entre 1 e 3,9%Medianeira, Ibiporã, Marechal Cândido Rondon, Mamboré, Rondon, Paraíso do Norte, Matelândia, São Pedro do Ivaí, São João do Ivaí, Icaraíma, Paranavaí, Sarandi, Palotina, Cianorte, Nova Esperança, Porecatu, Goiorê, Umuarama, Assis Chateubriand, Toledo, Quedas do Iguaçu, Sertanópolis, Santa Helena, Barracão, Missal, Florestópolis, Rolândia, Santa Terezinha do Itaipu, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Paiçandu e Jardim Alegre

Nenhum comentário: