segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aedes aegypti é nocauteado no MMA Contra a Dengue

Vinte atletas se enfrentaram no octógono montado na "praça do pacificador" em Duque de Caxias .

Jornal do Brasil


Vinte lutadores profissionais e um único objetivo: nocautear o mosquito aedes aegypti. Essa foi a ideia do Governo do Estado que promoveu, neste domingo (27/11), o MMA Contra a Dengue em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Nem a chuva desanimou os torcedores que lotaram a arena montada para o evento na Praça do Pacificador, no Centro do município.

Dentro do octógono, atletas brasileiros e internacionais de Mixed Martial Arts se enfrentaram em dez lutas – transmitidas ao vivo pelo Canal Premiere Combate - para alertar a população da importância de aderir à campanha10 Minutos Contra a Dengue, combatendo os focos do mosquito e evitando uma epidemia da doença. Para isso, basta que os moradores dediquem 10 minutos por semana para verificar todas as partes de casa que possam acumular água – ambiente propício para a proliferação do mosquito.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a ideia da campanha foi importada de Cingapura, onde a população conseguiu controlar a epidemia da doença.

- Estamos utilizando o MMA, um esporte que cresce no país, para atrair o público jovem e chamar atenção para a campanha contra a dengue. O combate à doença é uma responsabilidade de toda sociedade. O verão está chegando e nós temos um mês e meio para intensificar o combate ao mosquito – disse Côrtes, idealizador do evento.

O ministro da Saúde, José Padilha, acompanhou a competição e elogiou a iniciativa.

- É fundamental a mobilização das pessoas porque 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Esse é um evento que permite a sensibilização da população. O Ministério da Saúde ampliou em 20% os recursos no combate à dengue para estados e municípios que realizem campanhas inovadoras como essa – afirmou o ministro.

Na oitava luta, Gustavo “Ximu” da Silva derrotou seu adversário Henrique “Negão” de Oliveira. Em seguida, o atleta nocauteou de brincadeira dois atores vestidos de Aedes aegypti numa alusão ao combate à dengue, arrancando aplausos do público presente.

A última e mais esperada luta terminou com a vitória do brasileiro Glover Teixeira sobre o norte-americano Ricco Rodriguez, ex-campeão do UFC na categoria peso pesado. Destaque no cenário brasileiro do esporte, Glover comemorou a vitória e lembrou a importância da campanha.

- A luta foi maravilhosa e eu me orgulho de estar contribuindo para a campanha contra a dengue. Eu tive amigos que deixaram de lutar algumas vezes por causa da doença e para combater a dengue todo mundo tem que trabalhar junto – disse o lutador.

MMA Contra a Dengue terá nova edição

Essa foi a primeira vez no Brasil que uma competição de MMA é realizada em praça pública com entrada franca. Os 600 ingressos foram trocados por pneus usados (famosos criadouros do mosquito) que vão virar asfalto-borracha.

A possibilidade de assistir pela primeira vez a uma competição de MMA ao vivo agradou o praticante de artes marciais Robson Rogério, de 23 anos. O morador de Duque de Caxias ressaltou a importância de usar o esporte para divulgar a campanha contra a dengue:

- Isso é importante para alertar as pessoas sobre a doença. É sempre bom associar o esporte a outras causas nobres, até porque muitas mães trouxeram crianças para assistir.

Everaldo Alberto, de 33 anos, saiu da Penha, na Zona Norte do Rio, para assistir ao campeonato em Caxias. Consciente, ele já se informou sobre como combater os focos do mosquito.

- Achei muito legal o evento para orientar e mobilizar as pessoas. Eu já aprendi o que fazer: não deixar água parada em casa, em pratos de vasos de planta e pneus, por exemplo – lembrou.

À frente da organização do MMA Contra a Dengue está Murilo Bustamante, primeiro brasileiro campeão no UFC. O organizador comemorou o resultado do evento, que teve como principal objetivo divulgar a campanha 10 minutos contra a dengue.

- Essa foi uma iniciativa corajosa da Secretaria estadual de Saúde: realizar um evento de porte internacional em praça pública. Todos os lutadores ‘vestiram a camisa’ e estão apoiando a causa. A mensagem da campanha foi passada e o resultado foi muito positivo – afirmou o organizador.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, outra edição do MMA Contra a Dengue deve ser realizada em janeiro de 2012, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Tags: dengue, duque de caxias, evento esportivo, lutas, mma, pesagem oficial, prevenção, saúde

Um comentário:

Jorge Nobrega disse...

Ao meu ver,o espetáculo em si foi algo "diferente"do que estamos acostumados à "pregar"nas ações de saúde(divulgação)(educação em saúde,etc).A ideia em si foi boa.O intuito principal é passar obviamente a mensagem de que todos juntos profissionais envolvidos no Combate aos Vetores da dengue,da area de saúde pública,governo,empresários e sociedade comum,devemos "nocautear"o mosquito Aedes Aegyptí.Com certeza a mobilização em si foi excelente Funasa,Secretaria de Estado de saúde,Prefeitura Municipal,Secretaria Municipal de Saúde,vereadores,deputadas,prefeito da cidade também presente prestigiando o evento tudo nota dez, Mas um detalhezinho me deixou um pouco incomodado,"a luta"foi na praça do "Pacificador",cara eu não consigo ver nada mais contraditório que isso!!!Pacificador,Pacificação,Paz,Violência não,tipo isso entenderam?