quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Governo quer 4 mil polos de Academias da Saúde até 2014



    comentários
    Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, exibe roupa da Academia da Saúde. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

    Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, exibe roupa da Academia da Saúde
    Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

    O Ministério da Saúde homenageou nesta quinta-feira cinco prefeituras que estimulam a prática de atividades físicas. Elas são Aracaju, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Vitória, que inspiraram o programa Academias da Saúde, lançado em abril. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta do governo federal é ter 4 mil polos das Academias da Saúde até 2014. Dois mil projetos já foram selecionados e vão receber R$ 180 mil para compra de equipamentos, além de R$ 36 mil mensais para custeio.

    Uma das iniciativas mais antigas é a da capital capixaba, que começou em 1991 e já conta com cerca de 24 mil pessoas praticando atividades físicas regulares. "Estruturamos módulos de atividade física que se espalharam pela cidade. Hoje, todas as regiões de Vitória têm um módulo. E isso cresceu para além das atividades. Nas unidades de saúde, temos atividades com grupos de mulheres, de gestantes, de hipertensos, de diabéticos", afirmou o secretário de Saúde da capital, Luiz Carlos Reblim. A secretaria também promove atividades específicas para idosos. Há na cidade 20 academias para esta faixa etária e, até o início de 2012, o número deve chegar a 50. Nesses lugares, os idosos fazem exercícios, musculação, caminhadas, hidroginástica e ginástica localizada.

    Em Recife, a professora de educação física Raquel Bezerra disse que, além das atividades físicas, as pessoas recebem informações sobre nutrição e práticas de lazer. "Temos pessoas idosas, adultos, jovens, adolescentes, crianças. Também há pessoas com hipertensão, diabetes, osteoporose", afirmou. Na capital pernambucana, cerca de 70 pessoas são atendidas por dia pelo programa de estímulo da prática de exercícios.

Nenhum comentário: