sexta-feira, 19 de abril de 2013

Vai a 56 o nº de mortos após forte terremoto atingir Sichuan, na China


O número de mortos após um terremoto de magnitude 6,6, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), atingir Sichuan, na  China, neste sábado (20), subiu para 56. O número de vítimas, no entanto, não é definitivo e pode aumentar, pois agências internacionais noticiam que cerca de 100 pessoas podem ter sido afetadas pelo tremor e por outros oito sismos secundários e consecutivos.
O terremoto atingiu Lushan, condado da cidade de Ya'an, na província de Sichuan, às 8h02, horário local.
Segundo Xu Mengjia, secretário do Comitê Municipal de Ya'an, o número de mortos subiu de 28 para 56 e pelo menos 400 pessoas ficaram feridas após o terremoto.
Em 2008, a mesma região de Sichuan sofreu um grande abalo que matou mais de 70 mil pessoas e feriu outras 375 mil.
O terremoto, inicialmente registrado como sendo de magnitude 7 (posteriormente revisto para 6,6) , teve seu epicentro 111 km a noroeste da cidade de Leshan. O abalo sísmico ocorreu a uma profundidade de 16,4 km.
O tremor foi sentido fortemente por moradores em províncias vizinhas e também na capital provincial de Chengdu.
Milhares de pessoas deixaram suas casas e estão nas ruas, pois mais oito tremores atingiram a mesma região logo após o terremoto mais potente. Os abalos seguintes tiveram magnitudes entre 4,8 e 5,1.
O governo chinês mobilizou cerca de mil soldados do Exército para trabalhar no serviço de resgate e busca por sobreviventes na região.

Nenhum comentário: