terça-feira, 16 de abril de 2013

Forte terremoto deixa ao menos 45 mortos no Irã e no Paquistão - Mundo


Um terremoto descrito como o mais forte a atingir o Irã em mais de cinquenta anos abalou prédios e casas nos dois lados da fronteira entre o Irã e o Paquistão nesta terça-feira (16), deixando ao menos 45 mortos.
O Crescente Vermelho do Irã disse que enfrentava "situação de emergência complicada" na região esparsamente povoada. O terremoto foi sentido em prédios em Nova Délhi, na Índia, e em Dubai e Bahrein, no Golfo.
AP
Prédios são esvaziados em Karachi, no Paquistão, após terremoto no Irã, perto da fronteira

A agência semioficial iraniana Isna e outros veículos de imprensa locais descreveram o terremoto, com magnitude de no mínimo 7,7, como o mais forte em mais de 50 anos a atingir o país. 
Também foi o segundo terremoto fatal a atingir o Irã em menos de uma semana. Um tremor de magnitude 6,1 na região de Bushehr, costa do Golfo Pérsico iraniano, deixou ao menos 37 mortos .
De acordo com a televisão estatal iraniana, o terremoto teve o epicentro perto de Saravan, cerca de 50 km de distância da fronteira com o Paquistão. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, a magnitude preliminar do tremor foi de 7,8 e ocorreu a uma profundidade de 15,2 km.
De acordo com a televisão estatal iraniana, o terremoto deixou 40 mortos. No Paquistão, a imprensa local afirmou que ao menos cinco pessoas morreram no seu lado da fronteira e outras 47 ficaram feridas. Mais de mil casas foram danificadas no Paquistão.  As três mulheres e duas crianças foram mortas quando sua casa desabou no distrito de Panjgur, na província paquistanesa do Baluquistão.
O terremoto foi sentido em uma ampla área, de Nova Délhi às cidades do Golfo, que possuem um dos maiores arranha-céus do mundo, incluindo um de 828 metros em Dubai. Autoridades ordenaram que os edifícios fossem temporariamente esvaziados por precaução.
Um residente na região do terremoto, Manouchehr Karimi, afirmou à agência Associated Press que o "período to terremoto foi longo" e ocorreu "quando muitas pessoas estavam em casa, tirando o cochilo do meio-dia."
Canais de TV paquistaneses mostraram prédios balançando na cidade de Karachi, ao sul, onde pessoas entraram em pânico e correram de suas casas e escritórios. Não houve registros de estragos. Em 2003, cerca de 26 mil morreram em um terremoto de magnitude 6,6 na cidade de Ban, no sul iraniano.
Com AP e Reuters

Nenhum comentário: