segunda-feira, 29 de abril de 2013

Hipertensão arterial aumenta o risco de problemas oculares



Você sabia? –> Se não for tratada adequadamente, a hipertensão arterial pode afetar diversos órgãos do corpo, entre eles os olhos?
“Os principais riscos da hipertensão arterial para os olhos dizem respeito às complicações decorrentes do nãocontrole da doença, que pode levar ao quadro de retinopatia hipertensiva — quando aparecem vasos sanguíneos anormais na retina, podendo haver micro-hemorragias — além da possibilidade de obstrução de vasos da retina, causando baixa visual, ou total, do olho afetado”, explica a oftalmologista Kátia Mello, diretora do Centro da Saúde Ocular Kátia Mello.
Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, lembrado hoje (26/04), serve para alertar sobre essa doença que atinge 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e em 5% das crianças e adolescentes.
Neste post, vamos falar dos cuidados que os hipertensos precisam ter para evitar complicações oculares:
oftalmo#1 – A oftalmologista aconselha aos portadores de hipertensão arterial a fazerem, periodicamente, exames completos oftalmológicos, com laudo de fundoscopia (exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, ou seja, vasos, retina e nervo óptico em área central) liberado para avaliação do cardiologista. “Seguir rigorosamente as recomendações do cardiologista, fazendo uso do tratamento prescrito e das orientações de uma vida mais saudável, com exercícios regulares, é imprescindível para o controle da doença, mantendo assim não apenas a saúde dos olhos como também de todo o organismo”, completa Kátia.
#2 – As pessoas com histórico de hipertensos na família devem fazer consultas periódicas ao oftalmologista e ao cardiologista. “Muitas vezes, o paciente com hipertensão é assintomático. É somente quando nota que a visão está mais baixa e procura um oftalmologista que, durante o exame de fundo de olho, é detectado que ele é portador de hipertensão arterial, e imediatamente é recomendado que ele procure um cardiologista”, explica.
A oftalmologista Kátia Mello possui um canal direto em seu site, onde responde dúvidas sobre problemas oculares. Acesse AQUI

Nenhum comentário: