quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mortes por dengue chegam a 12 no Estado do Rio




Por O Globo | Agência O Globo – Subiu o número de mortos por dengue no estado do Rio. De acordo com informações da secretaria estadual de Saúde, desde o início do ano foram registradas 12 mortes pela doença. Só na capital foram cinco óbitos. Também foram registradas mortes em Magé (1), Duque de Caxias (1), São João de Meriti (1), São Gonçalo (1), Petrópolis (1), Volta Redonda (1) e Itaocara (1).
Já foram notificados 107.168 casos suspeitoS neste ano. Em 2012, no mesmo período foram 77.414 casos suspeitos notificados e vinte mortes. Durante todo o ano de 2012 foram notificados 184.123 casos suspeitos de dengue no estado, com 42 óbitos. Na comparação entre 2012 e 2011, apesar do aumento de 9,34% nas notificações por dengue, a quantidade de óbitos caiu 70% no mesmo período.
Perigo para grávidas
De acordo com dados da Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, notificações em gestantes já representa 73% de todos os casos de 2012. Só nas 14 primeiras semanas de 2013 já foram registrados mais que o dobro de casos do mesmo período do ano passado. De janeiro até agora, foram notificados casos de dengue em 358 grávidas no Rio de Janeiro, a maioria moradoras das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Em 2012, no mesmo período, foram 164 notificações da doença. Por conta disso, gestantes estão recebendo atenção diferenciada, inclusive para prevenir possíveis complicações. No início da gestação, a dengue pode levar à má formação do bebê ou ao aborto.
Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, 37 estão em epidemia.De acordo com o governo estão com epidemia Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, Rio das Ostras, Armação de Búzios, Cabo Frio, São Pedro D’Aldeia, Arraial do Cabo, Paracambi, Mendes, Vassouras, Valença, Pinheiral, Volta Redonda, Barra do Piraí, Rio das Flores, Resende, Barra Mansa, Piraí, Cardoso Moreira, Bom Jesus do Itabapoana, Carapebus, Macaé, São Francisco de Itabapoana, Angra dos Reis, Mangaratiba, Paraty, Magé, Niterói, Itaboraí, Silva Jardim, Tanguá, São Gonçalo, São Sebastião do Alto, São José do Vale do Rio Preto, Carmo e Macuco.
Entre os critérios considerados para que um município entre em epidemia está o registro de mais de 300 casos por 100 mil habitantes, curva ascendente de transmissão da doença sustentada por três semanas ou mais consecutivas, e com números acima do limite esperado para a localidade num determinado período de tempo.

Nenhum comentário: