quinta-feira, 18 de abril de 2013

MS avança na informatização de hospitais com o E-SUS Hospitalar


O Secretário da SGEP, Odorico Monteiro, e o diretor do Datasus, Augusto Gadelha, durante visita ao Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro. | Foto: SGEP
O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), Odorico Monteiro, e o diretor do Departamento de Informática do SUS (Datasus), Augusto Gadelha, visitaram na terça-feira (16) o Hospital Federal da Lagoa, no Rio de Janeiro, para verificar as melhorias que estão sendo implementadas pelo Governo Federal na informatização da unidade, que faz uso do Sistema E-SUS Hospitalar.
O E-SUS Hospitalar é um sistema de informatização da gestão hospitalar que visa à automatização dos processos de cuidado com o paciente e também dos aspectos administrativos, como controle de almoxarifado, carga horária e frequência de profissionais e redução dos documentos em papel.
Depois de conhecer mais profundamente o sistema, o secretário Odorico agradeceu o empenho e dedicação da equipe do Hospital da Lagoa, e reforçou que o êxito de sua implantação nessa unidade foi muito importante para o sucesso do projeto de modernização tecnológica dos hospitais públicos em todo o Brasil.
“Esta equipe tem dado uma contribuição histórica ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje o desafio é a interoperabilidade entre os sistemas, que precisam conversar cada vez melhor entre si, gerando informação qualificada e em tempo real. Estamos criando as condições rumo ao hospital digital para que, no futuro, consigamos trabalhar sem papel”, resumiu Odorico Monteiro.
Segundo a diretora do Hospital da Lagoa, Roberli Pinto, três pilares conduzem os avanços conquistados na unidade, que completou recentemente 50 anos. “Melhoramos a ambiência oferecendo não apenas mais conforto aos usuários e profissionais, como atendendo melhor aos requisitos de vigilância; temos um comitê de segurança do paciente ativo e estamos dando passos largos na melhoria da informatização”, frisou.
Na opinião do diretor do Datasus, Augusto Gadelha, o alinhamento entre a informatização e a humanização do atendimento garante o sucesso das mudanças. “Estamos mudando uma cultura e modernizando nossos processos de trabalho para garantir, tanto aos profissionais quanto aos usuários do SUS, mais qualidade, precisão e segurança no atendimento e prestação de serviços”, enfatizou.
O coordenador nacional de Tecnologia da Informação do E-SUS e assessor da Diretoria do Datasus, Luís Bernardo; a vice-diretora do Hospital da Lagoa, Adriana Proença; a Ouvidora-Geral dos Hospitais Federais, Cláudia Le Cocq; além de diversos profissionais e técnicos do hospital participaram da visita à unidade.
E-SUS Hospitalar - O E-SUS foi implantado em nove hospitais desde 2010: seis hospitais federais no Rio de Janeiro (RJ), nos três integrantes do S.O.S. Emergências em Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). A meta do Ministério da Saúde para este ano é levar o sistema a mais quatro hospitais atendidos por esse Programa em Curitiba (PR), Aracaju (SE), Porto Velho (RO) e Macapá (AP).
O E-SUS Hospitalar está disponível para implantação em qualquer hospital público municipal ou estadual. O Ministério da Saúde disponibiliza gratuitamente o software e se responsabiliza pelo desenvolvimento evolutivo, corretivo e adaptativo do Sistema, assim como o controle das versões. A infraestrutura de hardware e logística fica por conta da unidade de saúde interessada. Nos hospitais do S.O.S. Emergências a implantação dos módulos para o setor de Emergências é financiada pelo Ministério.
Pelo E-SUS os médicos podem acompanhar o paciente na emergência com informações precisas sobre consultas, diagnósticos e exames anteriores, dando maior agilidade e qualidade ao atendimento. O gerenciamento permite a observação do tempo de espera pelo atendimento e classificação de risco. A marcação de exames, prescrição de remédios e agendamento de consultas também são facilitados.
As ferramentas administrativas possibilitam ainda o controle de estoque de insumos e medicamentos, das despesas e da taxa de ocupação e giro de leito, por meio de indicadores gerados.
Sistema Cartão - O E-SUS Hospitalar será integrado ao Sistema Cartão Nacional de Saúde e as informações dos serviços de saúde no atendimento hospitalar ao poderão ser acessadas por meio do Portal Saúde do Cidadão.
No Portal do Cidadão o usuário pode consultar seu número de cartão e com ele fazer o login para acessar seu histórico de atendimento no SUS, além de poder inserir informações extras. Quem ainda não tiver, pode fazer um pré-cadastro, que será validado nas unidades de saúde.
Fonte: SGEP

Nenhum comentário: