segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dois mortos em explosões na linha de chegada da Maratona de Boston




Duas explosões deixaram vários feridos durante a Maratona de Boston. Segundo a polícia local, há pelo menos 2 mortos e 28 feridos. De acordo com testemunhas, uma das explosões ocorreu na porta do hotel Fairmont Copley. A polícia determinou a evacuação total da área. Os corredores que ainda não haviam terminado a corrida foram instruídos a deixar o local da prova antes da linha de chegada.

As explosões ocorreram por volta das 14h45 do horário dos Estados Unidos (15h45 no Brasil) e segundo o produtor da CNN, Matt Frucci, 'primeiro subiu uma grande fumaça e 10 segundos depois, uma grande explosão'.

A polícia de Boston afirma ter encontrado mais explosivos pela cidade.  Por volta das 17h35 (horário de Brasília) foi confirmado um segundo lugar afetado pelos atentados. A nova explosão aconteceu na Biblioteca John F. Kennedy, um dos maiores pontos turísticos da cidade.

"Vi duas explosões. A primeira foi depois da linha de chegada. Ouvi um barulho muito forte e vi a fumaça subindo", relatou o repórter Chris Cassidy, do diário local, que estava correndo a maratona. "Eu continuei correndo e ouvi outro barulho muito forte atrás de mim. Parecia ser numa lata de lixo ou algo parecido. Havia pessoas atingidas com fragmentos, com ferimentos", relatou o repórter do Boston Herald.

Vários espectadores foram levados para os hospitais da região e a polícia local encontrou um terceiro artefato nas proximidades da linha de chegada. Não existe um número exato de vítimas. O FBI está no local para limpar a área e fazendo uma varredura procurando mais bombas.

Testemunhas relatam o caos da explosão


'Tem muitas pessoas feridas e caídas no chão", disse Frank Druyter, da Carolina do Norte, que estava competindo, mas não sofreu nenhum ferimento. Laura McLean, de Toronto, escutou as duas explosões enquanto estava no atendimento médico, após terminar a corrida. "Tem muitas pessoas sagrando, com muito sangue. Eles aparecem a cada momento no atendimento médico", afirmou. A prova deste ano contava com 131 brasileiros, mas não é possível saber a situação deles.

Roupen Bastajian, 35 anos, acabara de completar a corrida quando ouviu as duas explosões. "Quando ouvi as explosões, comecei a correr para longe. Na sequência, comecei a ver muitas pessoas no chão, sem membros. Ao menos 25, 30 pessoas estavam sem alguma parte do corpo".

O Hotel Lenox e o Fairmont foram evacuados. O centro de Boston está fechado. A Massachusetts National Guard está ajudando a polícia na cena da explosão e o hospital da região confirma que quatro pessoas estão sendo atendidas neste momento. O espaço aéreo da cidade de Boston está fechado e o FBI está em alerta máximo, principalmente, na região da Casa Branca.

Segundo a Casa Branca, o presidente Barack Obama foi informado dos acontecimentos e está em contato direto com as autoridades e organizadores para tomar apontar as causas e responsáveis das explosões.

Nenhum comentário: