sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Posted: 08 Feb 2013 08:59 AM PST
A respeito do Processo Seletivo de Residência Médica no Rio de Janeiro, referente ao biênio 2012 – 2013, o Ministério da Saúde comunica que decidiu pela anulação do concurso seletivo após avaliação dos cartões-resposta dos candidatos feita pelaComissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro, que comprovou falha na contabilização das notas de 22 candidatos. O Ministério da Saúde informará, a partir da próxima semana, o calendário para realização do novo concurso.
  • Cabe destacar que o processo para contratação de empresa para realização e avaliação das notas foi promovido pelo Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) obedecendo a todos os critérios legais, incluindo a realização de pregão eletrônico.
  • É importante esclarecer que desde que foram apontadas supostas irregularidades na apuração dos resultados do processo seletivo pela Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério da Saúde adotou medidas que garantissem a transparência, lisura e idoneidade do processo seletivo. Essas medidas foram adotadas para evitar qualquer prejuízo aos 8.140 candidatos que realizaram o concurso.
  • O Ministério da saúde acionou a Polícia Federal e o Ministério Público Federalpara apurar supostas irregularidades apontadas pela DPU.
  • Diante dos fatos apurados e considerando a lisura do processo, o Ministério da Saúde informa que a empresa segunda colocada no processo de licitação será convocada para realização de novo concurso, como autoriza a Lei de Licitações.
  • O calendário do novo processo seletivo será divulgado amplamente pelo Ministério da Saúde a partir da próxima semana.
  • O concurso Residência Médica referente ao biênio 2012 – 2013 oferece 470 vagas para os seis hospitais federais no Rio de Janeiro (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado), para o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), para o Hospital Evandro Chagas (Fiocruz), além de unidades hospitalares estaduais, do município de Niterói e da rede D’Or e ABAC.
  • O concurso de Residência Médica do Rio de Janeiro é considerado o principal do país e realizado há mais de 20 anos.
 
Posted: 08 Feb 2013 08:03 AM PST
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inicia pela cidade de São Paulo as ações para divulgar a campanha de prevenção às DST/aids do Carnaval deste ano. Com o tema “A vida é melhor sem aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha”, a campanha pretende chamar a atenção para a diferença que faz o uso do preservativo na hora da relação sexual. Além de participar da abertura oficial do Carnaval de São Paulo, o ministro também estará presente em ações que serão realizadas em Recife, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro.
Para a campanha do carnaval deste ano, o Ministério da Saúde distribuiu aos estados e municípios cerca de 73 milhões de camisinhas. Ao todo, até o final do ano, serão entregues no país outros 700 milhões de preservativos. Somente para o estado de São Paulo, para o Carnaval, serão 11,9 milhões, sendo 2,9 milhões de preservativos para a capital.
Fique Sabendo - Durante o Carnaval, haverá também a ação “Fique Sabendo” em várias cidades do país. A ação visa aumentar o acesso da população àprevenção e ao diagnóstico oportuno, garantindo o direito à saúde, com sigilo e confiabilidade. Estima-se que no país, cerca de 530 mil indivíduos vivam com o HIV e aids, sendo que 135 mil nunca realizaram o teste.
No Fique Sabendo, os foliões podem realizar o teste para HIV, sífilis e hepatite B e C. Eles também recebem insumos de prevenção, como camisinhas, gel lubrificante e material informativo sobre essas doenças. Quem tiver o diagnóstico positivo, será encaminhado para os serviços de referência. O Fique Sabendo funciona o ano inteiro em ambulatórios; Unidades Básicas de Saúde; Centro de Testagem e Aconselhamento. Nas unidades móveis, o serviço é oferecido em locais como praças, feiras e eventos específicos, como o carnaval.
Público Alvo - A campanha deste ano, que tem como público-alvo a população sexualmente ativa (15 a 49 anos), dá ênfase a um novo conceito, com mensagens sobre a gravidade da doença. O filme mostra que a aids não é como gripe e queimadura de sol, que podem ser curadas com tratamento médico. O vídeo alerta que os cuidados com a saúde, no caso do HIV, exigem acompanhamento pelo resto da vida. A campanha conta ainda com anúncios em outdoor, busdoor, taxidoor, esteiras de aeroportos, abrigos de ônibus e blimps, com o tema principal e a frase de apoio: “Proteja-se. Use sempre a camisinha”. Dois jingles de rádio também estão sendo veiculados, um em ritmo de frevo e outro de samba.
Pesquisas do Ministério da Saúde mostram uma redução no uso da camisinha em todas as faixas etárias, de 58% para 49% nas relações com parceiros casuais. “Mudar de tom é uma estratégia do governo para reverter a queda no uso da camisinha, principalmente no carnaval, período em que acontecem muitas relações casuais”, alertou Padilha. No Brasil, foram identificados 38,7 mil novos casos em 2011, com taxa de incidência de 20,2 por 100 mil habitantes. No mesmo ano, também ocorreram 12.044 mortes no país. No estado de São Paulo, o número de casos registrados foi 8.564, com taxa de incidência de 20,6%. O número de óbitos no estado fechou em 2.898, em 2011.
Abertura oficial do Carnaval 2013 – SP
Dia:
 08/02/2013
Horário: 20h40
Local: Avenida Olavo Fontana, Portão 25, Santana, São Paulo/SP
Fonte: Silmara Cossolino e Valéria do Amaral / Agência Saúde
 
This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now
Posted: 08 Feb 2013 07:08 AM PST
O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, participa, até esta quinta-feira (7/2), da Reunião das Autoridades Reguladoras Nacionais de Referência Regional das Américas (ARNr). O encontro realizado em Washington (EUA) conta com a presença das autoridades reguladoras da Argentina (ANMAT), Colômbia (INVIMA), Cuba (CECMED), México (COFEPRIS), Estados Unidos (FDA), e Canadá (Health Canada).
A reunião é coordenada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O principal objetivo do encontro é fortalecer as autoridades reguladoras na região das Américas por meio do processo de aproximação e reconhecimento mútuo de suas ações e da troca de experiências e informações que possam aumentar a segurança da população.
Os dirigentes estão discutindo vários temas, como a Certificação em Boas Práticas de Fabricação, a criação de Comitês Técnicos Regulatórios, a cooperação entre as diversas autoridades da região e o papel das ARNr no apoio à tomada de decisões pelas demais autoridades da região. Além disso, também serão abordados os processos de compras de medicamentos e produtos biológicos pela Opas, o processo de pré-qualificação daOrganização Mundial da Saúde (OMS) e a estruturação das futuras atividades do grupo.
A participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto às demais Autoridades Reguladores reflete a importância que a Agência vem alcançando no cenário internacional, sendo reconhecida pela OMS e pela Opas como uma das instituições com capacidade de liderança no cenário regional.
Fonte: Anvisa
 
Posted: 08 Feb 2013 06:54 AM PST
Foto: Divulgação
A camisinha é um item indispensável no kit do folião. Além de proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, ainda evita a gravidez indesejada. Mas não basta levar a camisinha para a folia. Quem for curtir os dias de Carnaval precisa tomar alguns cuidados com o produto. A assessora técnica do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Carina Bernardes, dá dicas para não danificar o preservativo durante a folia.
“A camisinha é feita de um látex de borracha e esse atrito da embalagem, ela sendo pressionada, a gente sugere que ela não seja pressionada muito com a mão. A pessoa às vezes fica pegando o preservativo, a embalagem e brincando. Aquilo ali, aquele atrito pode danificar o preservativo. Pode ocasionar algum furo no preservativo. Ai quando a pessoa for usar, pode ocasionar o estouro ou rompimento e fica mais complicado”, explica.
A assessora técnica do Ministério da Saúde, Carina Bernardes, explicou também como guardar a camisinha com segurança. “A gente pede que evite guardar em carteira, principalmente a masculina, porque o homem sempre carrega no bolso de trás. Na hora que for sair para uma balada que possa acontecer uma transa inesperada, tudo bem colocar no bolso, mas não carregar sempre o preservativo dentro da carteira, porque esse ficar sempre na carteira é que pode causar o dano. Agora, para sair, para colocar na carteira naquele momento, no bolso, só para uma saída não tem o menor problema. Mulher, eu acho que é mais tranqüilo porque está sempre na bolsa não está em lugar que pressiona muito”, comenta.
A assessora técnica do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Carina Bernardes, faz mais um alerta aos foliões: A data de validade e o selo doInstituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) precisam estar na embalagem da camisinha. Segundo Carina Bernardes, essas informações são importantes para garantir a qualidade do produto.

Nenhum comentário: