sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Considerado invasor, peixe-dourado gigante é achado em lago dos EUA


Pesquisadores dos Estados Unidosdescobriram que exemplares de peixes-dourados gigantes invadiram as águas do Lago Tahoe, um represamento natural que fica entre os estados da California e Nevada.
Tal fato é considerado uma ameaça à biodiversidade local, já que a espécie é exótica, ou seja, não pertence à área.
Segundo cientistas da Universidade de Nevada, foram encontrados cerca de 15 peixes na região, sendo que alguns chegavam a medir 45 centímetros e pesar quase 2 kg. Eles apontam ainda que, provavelmente, esta espécie foi despejada ali por proprietários de aquários da região.
Imagem de peixe-dourado gigante encontrado no Lago Tahoe, nos EUA.; espécie é considerada invasora (Foto: Divulgação/Universidade da California Davis)Imagem de peixe-dourado gigante encontrado no Lago Tahoe, nos EUA.; espécie é considerada invasora (Foto: Divulgação/Universidade da California Davis)
Ainda não está claro se os peixes gigantes foram introduzidos já adultos ou ainda pequenos. No entanto, mesmo uma criatura ainda na fase inicial da vida já poderia causar danos ao ecossistema do Lago Tahoe.
Entre os exemplos citados pelos cientistas estão o consumo de espécies nativas ou ainda proliferação de algas, resultantes da liberação de nutrientes das fezes dos peixes invasores.
De acordo com reportagem da “NBC”, o despejo de animais de aquário se tornou uma prática comum nos EUA e uma ameaça constante à fauna nativa. Entre 20% e 69% dos proprietários de aquário do Texas, por exemplo, admitiram ter jogado alguma vez peixes em lagos ou rios. Os invasores mais comuns são espécies de peixes, algas e caracóis.

Nenhum comentário: