quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Estudo aponta que 16 milhões de mulheres na China são casadas com gays

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Qingdao, na China, revelou que existem pelo menos 16 milhões de mulheres casadas com homens homossexuais no país. De acordo com o estudo, encabeçado pelo professor Zhang Beichuna, grande parte deles ainda se vê obrigado a se casar com uma mulher para atender à forte pressão social contra a homossexualidade. As informações são da “BBC”.
Presidente do grupo GLS (gays, lésbicas e simpatizantes) Common Language, Xu Bin diz que grande parte dos homossexuais se casa, mas ainda continua mantendo relações com outros homens. “'Muitos gays se envolvem em casamentos com heterossexuais para atender às pressões sociais, em especial de seus pais”, diz. 
A tradição chinesa diz que o casamento, um dos pilares sociais mais importantes do país, deve ocorrer até os 25 anos de idade dos homens. Além da necessidade de gerar filhos para dar continuidade às famílias, o casamento é visto como uma garantia de segurança financeira e emocional para os idosos, que dependem dos filhos para sobreviver devido ao sistema de previdência social pouco desenvolvido na China.

Apesar da forte pressão por parte da sociedade, nos últimos anos vêm crescendo o número de casos de jovens pedindo divórcio ou anulação do casamento, após descobrirem que seus parceiros são homossexuais.  O estudo de Beichuna aponta que o número de homossexuais no país saltou de 29 para mais de 50 milhões recentemente. Há ainda estimativas de que 70% dos gays da China estejam casados.

A anulação, por sua vez, é mais procurada já que as jovens esposas tentam evitar o estigma social de se tornarem divorciadas. “O pedido de anulação mostra que as mulheres entendem que ser divorciada diminui seu valor na sociedade”, ressalta Xu Bin.

Pessoas homossexuais eram consideradas, até 2001, doentes mentais. Em 1997 manter qualquer tipo de relação com um indivíduo do mesmo sexo chegava a ser considerado crime. Diante disso, a aceitação por parte das gerações mais antigas ainda é muito difícil no território chinês. 

Comandado por Xu Bin, um grupo realiza um trabalho de assistência via telefone a homens e mulheres que descobrem que seus parceiros são homossexuais, provando que também há casos de homossexualidade entre as mulheres. “Muitas chinesas se casam mesmo sabendo que são lésbicas. Mas elas não têm coragem de assumir sua posição perante a família e acabam seguindo a tradição, ainda que mantenham relações e namoradas fora do casamento”, encerrou.

Nenhum comentário: