sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Boletim semanal da ONU Brasil – No 90 – 15/02/2013


Economia verde cria milhões de empregos no Brasil e no mundo, afirma estudo da OIT

Documento lançado nesta sexta-feira (15) rebate tese de que transição para uma economia mais verde impactará negativamente o nível de emprego. Relatório alerta, no entanto, para riscos da degradação ambiental.

Banco Mundial: incêndios florestais na Amazônia podem dobrar até 2050 com Planeta 1,5°C mais quente

Os estados mais afetados seriam Pará, Rondônia e Mato Grosso. Calcula-se que, em todo o mundo, entre 20% e 30% das espécies conhecidas entrarão em risco de extinção caso a temperatura do planeta aumente ainda mais.

ONU adere à campanha ‘Um Bilhão Que Se Erguem’ pelo fim da violência contra mulheres

No Brasil, mobilizações são organizadas pelas redes sociais e estão previstas para acontecer neste sábado (16), em Curitiba, Recife e São Paulo. A campanha é promovida pela V-day, organização que mobiliza homens e mulheres em todo o mundo para que levantem suas vozes pelo fim da violência contra mulheres e meninas.

Pensar. Comer. Conservar: nova campanha do PNUMA e da FAO contra o desperdício alimentar

1,3 bilhão de toneladas de comida são desperdiçadas a cada ano. A campanha dará informações para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos.

Jogo da ONU no Brasil contra a pobreza levanta mais de 700 mil reais

Recursos arrecadados com a partida irão para projetos de redução da pobreza e inclusão social de jovens marginalizados no Brasil e em Cabo Verde.

Na ONU, Patriota diz que debaterá ‘saída gradual e progressiva’ do Haiti

Chanceler afirmou que este foi um dos temas da reunião que manteve com Ban Ki-moon nesta terça-feira (12), em Nova York, assim como a agenda do desenvolvimento mundial após a Rio+20.

PNUD: Doenças não transmissíveis pressionam orçamentos públicos e levam famílias à pobreza

Administradora mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento defende estabelecimento de objetivos e prazos para combater enfermidades como câncer e diabetes.

Mali: ONU ressalta necessidade de apoiar agricultores deslocados antes do início da temporada de plantio

“O Mali não pode ficar de fora da próxima safra”, afirmou o Diretor-Geral da FAO, o brasileiro José Graziano. Na vizinha Mauritânia, enviado especial segue viagem por esforços de paz na região.

Comboio humanitário do ACNUR encontra deslocados internos na Síria

Oito caminhões da agência de refugiados da ONU transportaram duas mil tendas e 15 mil cobertores para área próxima à fronteira entre a Síria e a Turquia.

Israel: ONU pede libertação imediata de três palestinos detidos sem acusações

“Continuar a manter Qa’adan, Azzidine e Al-Issawi sob essas condições é desumano. Israel é responsável por qualquer dano permanente”, alertou especialista independente.

Nenhum comentário: