terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Show no céu: lua oculta Júpiter na noite de Natal


Esta noite, um belo espetáculo celeste marcará o fim do dia de Natal. Como já aconteceu em outras ocasiões neste ano, o planeta Júpiter novamente desaparecerá do céu e por alguns minutos e ficará escondido pela grande Lua, em um mais magnífico show da astronomia.

Ocultacao de Jupiter pela Lua
Clique para ampliar
Quem olhar para o céu na noite dessa terça-feira verá o último espetáculo celeste de 2012. Aproximadamente às 21h37 BRST (Hora de verão brasileira) o planeta Júpiter tocará o limbo do disco lunar e permanecerá atrás da Lua por aproximadamente 22 minutos, em um fenômeno astronômico conhecido como "ocultação".
O gigante gasoso só voltará a ser visto novamente às 21h59, quando os movimentos orbitais envolvidos farão o planeta reaparecer do outro lado do satélite.
Os horários indicados são para observadores situados na cidade de São Paulo e podem variar alguns minutos de acordo com o local, mas poderá ser visto de quase todo o Brasil, com exceção do estado de Roraima e do norte do Amazonas.
Na Região Sul, o inicio da ocultação será por volta das 20h50 e a observação poderá ser prejudicada pela claridade do fim da tarde. No Ceará, a ocultação terminará por volta das 22h35 e no Espírito Santo às 22h15.
Bons céus!

Arte: Imagem simulada mostra o trajeto do planeta Júpiter por trás da Lua, como visto da cidade de São Paulo. Credito: Apolo11.com.
 

Nenhum comentário: