sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Começa o mutirão de limpeza em Duque de Caxias; lixo recolhido será levado para Belford Roxo - Baixada Fluminense - Extra Online



A expectativa é recolher cerca de 10 mil toneladas de lixo da cidade em quatro dias
A expectativa é recolher cerca de 10 mil toneladas de lixo da cidade em quatro dias Foto: Cléber Júnior / Extra

Cíntia Cruz
Tamanho do texto A A A
A Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, no Centro de Duque de Caxias, foi a primeira a ser limpa na operação emergencial Mutirão da Limpeza, na manhã desta sexta-feira. As montanhas de lixo estão sendo retiradas e, em seguida, o caminhão do Corpo de Bombeiros está lavando a área. Os caminhões com lixo estão sendo levados para a central de transbordo, no bairro Jardim Gramacho. A partir das 10h30m, o lixo recolhido já começará a seguir para o CTR Bob Ambiental, em Belford Roxo.

Devido ao mau cheiro, morador tampa o nariz com a camisa ao passar por uma montanha de lixo
Devido ao mau cheiro, morador tampa o nariz com a camisa ao passar por uma montanha de lixo Foto: Cléber Júnior / Extra

Gerente de uma drogaria na Praça do Pacificador, Sabrina Cardoso disse que o estabelecimento precisou usar recursos próprios para fazer a limpeza da calçada:
- Os funcionários que estavam varrendo a rua e entrada da loja. Tivemos que pedir reforço para desratização, até porque somos uma drogaria. Nosso grande problema foi com mosca - conta.
Trabalham no mutirão 160 voluntários e 150 pessoas contratadas, sendo a maioria formada por ex-funcionários da Locanty que não receberam direitos trabalhistas. O Corpo de Bombeiros e a Secretaria estadual de Defesa Civil também apoiam a operação. A expectativa é recolher cerca de 10 mil toneladas de lixo da cidade em quatro dias.

Os voluntários recolhem a sujeira
Os voluntários recolhem a sujeira Foto: Cléber Júnior / Extra


Os voluntários com as vassouras a postos
Os voluntários com as vassouras a postos Foto: Cléber Júnior / Extra


Montanha de lixo numa das ruas de Caxias
Montanha de lixo numa das ruas de Caxias Foto: Cléber Júnior 

Seis equipes de técnicos das superintendências de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental da Secretaria Estadual de Saúde percorreram nesta sexta-feira as imediações de hospitais e unidades de saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para realizar a desinsetização e desratização nessas localidades. Foram utilizados 160 litros de inseticida e 100 quilos de raticida para tentar minimizar os riscos de proliferação de doenças e diminuir o desconforto da população da cidade, que vem sofrendo os reflexos da falta de coleta de lixo.
Ao todo 35 agentes atuaram no mutirão emergencial de Duque de Caxias. Os técnicos vistoriaram hospitais e realizaram ações de apoio à saúde da população, com distribuição de panfletos. A ação contou ainda com a participação das secretarias de Defesa Civil e do Ambiente
Os agentes, que contaram com o apoio de 13 veículos para deslocamento e dois carros fumacê, percorreram pontos de grande concentração de pessoas, como o Centro da cidade, a Rodoviária e a Praça da Pacificador, distribuindo 33 mil panfletos com informações importantes sobre como a população pode se prevenir e identificar doenças transmitidas por insetos e roedores, como a leptospirose e a dengue.
As ações foram aplicadas ainda nas proximidades dos hospitais Moacyr do Carmo, Infantil, Adão Pereira Nunes e Maternidade de Xerém, além de postos de saúde nos bairros de Xerém, Sarapuí, Campos Elísios, Imbariê e Comendador Lafayete, entre outros.
Já os técnicos da Vigilância Sanitária realizaram vistoria no Hospital Municipal Moacyr do Carmo e na Maternidade de Xerém, para verificar a situação de coleta do lixo hospitalar. Não foram encontradas irregularidades.

Nenhum comentário: