sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Coordenadora da Área de Acidentes e Violência do MS alerta sobre os perigos de beber e dirigir



Foto: Divulgação
Com os festejos de final de ano e as férias escolares aumentam o tráfego de veículos nas estradas brasileiras e, consequentemente, o risco de acidentes. Apressados, os motoristas querem chegar ao destino. Para os motoristas que vão pegar a estrada, a médica Marta Silva, coordenadora da Área de Acidentes e Violência do Ministério da Saúde, alerta sobre os perigos de direção e consumo de bebidas alcoólicas.
Marta explica que o consumo de bebidas alcoólicas provoca alterações no organismo, constituindo-se fator de risco significativo para a ocorrência e o crescente número de acidentes, mortes e agravamento de lesões. “O álcool afeta a capacidade de discernimento e os reflexos do condutor, dificultando sua resposta em tempo de deter seu veículo. A bebida também provoca o chamado efeito túnel, reduzindo o campo de visão do motorista à medida que o teor alcoólico no sangue aumenta”, afirma a médica.
A advertência de Marta Silva é importante porque a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes. Somente em 2010, 42.844 pessoas morreram em consequência de acidentes envolvendo automóveis, caminhões, ônibus e motocicletas. O problema também reflete na Saúde Pública. Em 2011 foram registradas 155 mil internações no Sistema Único de Saúde relacionadas a acidentes de trânsito, o que representou um custo de mais de R$ 200 milhões.
Marta diz que o motorista precisa observar alguns cuidados essenciais. Antes de viajar precisa fazer uma revisão para verificar as condições de funcionamento do veículo. “O condutor precisa descansar de três em três horas. Se estiver com sono, pare e descanse”, aconselha. A médica orienta ainda que é essencial o uso de cintos de segurança ao trafegar tanto na cidade quanto nas estradas. As crianças menores devem usar a cadeira de proteção, sempre colocada no banco traseiro; e as maiores, o assento de elevação. “Criança não deve andar no banco de passageiro”, afirma Marta Silva.
Prevenção – Para reduzir mortes e acidentes de trânsito durante o período das férias, os Ministérios da Saúde; das Cidades; dos Transportes e da Justiça promovem a segunda edição do projeto Operação Rodovida (Operação Integrada de Enfrentamento à Violência no Trânsito 2012/2013), que faz parte da Parada – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes. A ação deste ano tem foco na fiscalização de motocicletas, na embriaguez ao volante, no excesso de velocidade e nas ultrapassagens. As atividades vão continuar até o fim do Carnaval, no dia 13 de fevereiro de 2013.
Como parte das medidas para diminuir a violência no trânsito, o Ministério da Saúde estendeu a todos as capitais brasileiras – além das cidades de Guarulhos e Campinas, no estado de São Paulo – o Projeto Vida no Trânsito. O projeto unifica o sistema de informação sobre acidentes no trânsito e vítimas – como feridos graves e mortes – para qualificar os dados. O objetivo é detectar os principais problemas e elaborar políticas públicas mais eficientes.
Na primeira edição da operação, que aconteceu de 17 de dezembro de 2011 a 9 de março de 2012, foi registrada uma redução 14,8% dos acidentes, 15,2% do número de feridos e de 16,3% das mortes nas estradas federais em relação ao ano anterior. Os números levam em consideração o aumento da frota, mas mesmo em números absolutos – 43.442 acidentes, 25.251 feridos e 1.937 óbitos, têm números próximos das férias de 2009/2010, quando o país tinha uma frota registrada de dez milhões de veículos a menos.
O Ministério da Saúde também apoia a Lei 12.760, que aumenta o rigor das penas para motoristas alcoolizados. A nova legislação autoriza o uso de testemunhos, exame clínico, imagens e vídeos como meios de provas para confirmar a embriaguez do condutor
Fonte: Maria Vitória / Comunicação Interna

Nenhum comentário: