sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

MS convoca conferências de Saúde indígena


Foto: Karina Zambrana – SESAI/MS
Com a portaria 2.357 publicada neste mês, o Ministério da Saúde convoca as Conferências Locais e Distritais, além da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena. Nesses encontros serão aprovadas as diretrizes que vão orientar as ações de saúde nas aldeias e nos distritos sanitários especiais de saúde indígena. As conferências também contribuem na formulação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. De acordo com a portaria, os encontros locais devem ser realizados até dia 30 de junho de 2013, e as distritais até 30 de setembro.
Já a conferência nacional acontecerá no período de 26 a 30 de novembro. O tema de 2013 será “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: direito, acesso, diversidade e atenção diferenciada”.
“A 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena está sendo muito esperada por todos, pois propiciará um debate intenso sobre o subsistema de Atenção à Saúde Indígena e sua compreensão no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além disso, fortalecerá as instâncias do controle social, um dos grandes patrimônios da nossa política de saúde”, afirmou o secretário especial de Saúde Indígena, Antonio Alves de Souza.
Outras etapas – A 4ª Conferência – que aconteceu em 2006 – reuniu, em suas diversas etapas, comunidades indígenas, representantes indígenas escolhidos pelas comunidades, conselheiros de saúde, representantes de órgãos públicos, trabalhadores de saúde, organizações indígenas, entidades de apoio ao movimento indígena, instituições de ensino e pesquisa que contribuem com as ações de atenção à saúde indígena.
Fonte: Murilo Caldas / Agência Saúde

Nenhum comentário: